Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ESPAÇO CIÊNCIA

Espaço Ciência e Observatório da Sé têm programação especial de férias

Publicado em: 30/06/2022 13:38 | Atualizado em: 30/06/2022 13:46

 (Bruna Costa/Esp.DP.)
Bruna Costa/Esp.DP.
Brincar de Ciência: eis uma ótima ideia para a meninada nestas férias de julho. Para isso, o Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, e o Observatório Astronômico do Alto da Sé  estão com uma programação especial. São cerca de 30 oficinas e atividades especiais nas diversas áreas do conhecimento. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, de 13h às 17h. Já o Observatório funciona de terça a domingo, das 16h às 20h. 
 
No Espaço Ciência, além do acervo permanente, a programação inclui 20 oficinas. Dá pra descobrir a matemática por trás dos truques de mágica; participar de uma disputa de foguetes; observar e registrar passarinhos; caçar comida para os dinossauros; construir e descobrir sobre as pipas; fazer experimentos; e muito mais.  
 
Não é necessária inscrição prévia.  A programação especial está disponível de segunda a sexta. Basta escolher a oficina e chegar mais cedo para pegar uma senha na Recepção. Também é necessário senhas para os passeios de barco ou para os experimentos.  Grupos de mais de dez pessoas, como escolas e ONGs, devem agendar antecipadamente sua visita pelo site www.espacociencia.pe.gov.br. 
 
Já no Observatório da Sé,  dá para construir um experimento para observar as fases da lua; pintar as constelações que fazem parte da bandeira brasileira; participar de jogos de boliche, dominó e jogo da Memória; descobrir a história da Astronomia em Olinda ou entrar em uma brincadeira em que cada um é parte do Sistema Solar.
 
Com o uso de telescópios, será possível observar a lua; o aglomerado de estrelas Caixa de Jóias, visível na região próxima ao Cruzeiro do Sul; e o aglomerado estelar aberto M7, visível na constelação do Escorpião. A programação completa pode ser conferida no site: www.espacociencia.pe.gov.br

Confira as oficinas do Espaço Ciência:
-SISTEMA SOLAR NA PALMA DA MÃO (a partir de 4 anos): Que tal construir seu próprio Sistema Solar?
 
-DESCOBRINDO O TABULEIRO DE GALTON (a partir de 12 anos): Já ouviu falar no tabuleiro de Galton? Aqui você aprende sobre ele em uma divertida disputa.
 
-INTRODUÇÃO AO SCRATCH (a partir de 12 anos): uma plataforma simples para dar os primeiros passos na programação de games.
 
-CUBO MÁGICO (a partir de 6 anos): Quer aprender uma fórmula para montar o cubo mágico rapidinho?
 
 -JOGO DOS CIENTISTAS PERNAMBUCANOS (a partir de 5 anos):  Em um jogo do tipo"cara a cara ou Adivinha quem?", você descobre sobre notáveis cientistas de Pernambuco.
 
 -CSI,  DESVENDANDO IMPRESSÕES DIGITAIS (a partir de 12 anos): Nesta oficina, você desvenda impressões digitais e descobre a Química por trás das investigações.
 
-CONHECENDO OS RÉPTEIS DA RMR (a partir de 12 anos): Um jogo divertido de "descobrir o bicho"e conhecer os répteis da Região Metropolitana do Recife.
 
-ATENÇÃO À TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA (todas as idades): Conheça divertidos experimentos enquanto descobre sobre tensão superficial da água.
 
-MONTAGEM E COMPETIÇÃO DE FOGUETES (a partir de 8 anos): monte seu foguete de garrafa pet e participe de uma disputa de lançamento de foguetes.
 
-FÍSICA E HISTÓRIA POR TRÁS DAS PIPAS (todas as idades): enquanto confecciona diversos modelos de pipa, que tal descobrir a Física e História que existe por trás da brincadeira?
 
-MATEMÁGICA, TRUQUE OU CIÊNCIA (a partir de 8 anos): Quer saber a matemática que existe por trás dos truques de magia?
 
-MANGUISTER, CONHECENDO OS TIPOS DE MANGUE (Todas as idades): Em um jogo do tipo "Twister", dá pra descobrir sobre os diversos tipos de mangue.
 
-LÂMPADA DE LAVA (a partir de 8 anos): Construa uma lâmpada de lava com materiais simples e descubra a Química que tem por trás do experimento.
 
-PASSARINHAR (Todas as idades): Observe, escute, registre e aprenda sobre os pássaros do Espaço Ciência.
 
-CAÇANDO COM OS DINOSSAUROS (Todas as idades): Que tal uma corrida para encontrar a comida certa para seu Dinossauro?
 
-JOGOS GEOGRÁFICOS (a partir de 6 anos): Com quebra-cabeça e dominó, dá pra conhecer as regiões e a divisão territorial brasileira.
 
-ERA UMA VEZ OS DINOS (todas as idades): Confeccione seu próprio Dino enquanto aprende sobre cada um deles.
 
-EXPERIMENTANDO O SOLO (a partir de 8 anos): A proposta é construir um filtro enquanto aprende sobre as propriedades do solo.
 
-JARDIM AROMÁTICO (a partir de 5 anos):  Monte seu pequeno jardim suspenso com ervas aromáticas.
 
-COLORINDO COM O SOLO (a partir de 8 anos): Que tal pintar usando tintas feitas de diferentes tipos de solo?
 
-ELOS PERDIDOS, EVOLUÇÃO DOS ANIMAIS (a partir de 8 anos): Em um jogo da Memória, dá pra comparar os pares e descobrir os elos perdidos na evolução das espécies.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco