Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

DENÚNCIAS

Conselho da Caixa contratará consultoria externa para apurar casos

Publicado em: 30/06/2022 22:33

 (Entre as acusações feitas pelas funcionárias estão insinuações sexuais, toques em partes íntimas delas e até convites para entrar em quarto de hotel com o ex-presidente do banco. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil))
Entre as acusações feitas pelas funcionárias estão insinuações sexuais, toques em partes íntimas delas e até convites para entrar em quarto de hotel com o ex-presidente do banco. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em reunião ocorrida durante a tarde desta quinta-feira (30), o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiu contratar uma empresa terceirizada independente para fazer uma investigação complementar à que ocorre na Corregedoria do banco contra o ex-presidente do banco Pedro Guimarães. 

“Em razão dos fatos, o Conselho, reunido nesta data em sessão extraordinária, não somente determinou o prosseguimento da apuração pela Corregedoria, como deliberou pela contratação de uma empresa independente para promover investigações complementares”, diz a nota emitida nesta quinta.

Segundo o texto, as apurações tem o intuito de resguardar a integridade de todos os denunciantes e serão acompanhadas pelo Comitê de Auditoria e reportadas ao Conselho, “de forma tempestiva, para que novas providências delas decorrentes sejam adotadas, seja no âmbito preventivo ou punitivo”.

Outro trecho da nota afirma que o Conselho irá agir em relação às denuncias “Condutas ilícitas não são toleradas, em especial as de assédio sexual ou de qualquer natureza, e, se comprovadamente praticadas por agentes da instituição, receberão o devido tratamento previsto na legislação e nas normas internas da empresa”.

O Conselho ainda informa que recebeu as denúncias no dia 28, quando o presidente do colegiado, Rogerio Rodrigues Bimbi, mandou apurar as denúncias internas. Na manhã do dia seguinte, ele informou ao restante dos membros sobre o achado.

“As interações que ocorreram nas últimas semanas entre a Corregedoria da CAIXA e o denunciante foram intermediadas pelo Canal de Denúncias, para preservar o seu anonimato. Somente no dia 28 de junho o denunciante apresentou um conjunto de informações suficiente para o prosseguimento da apuração interna no âmbito da Corregedoria, que está em andamento e foi informada nesta data ao Conselho de Administração”, diz trecho da nota.

As denúncias contra Guimarães foram reveladas na terça-feira (28/6). Entre as acusações feitas pelas funcionárias estão insinuações sexuais, toques em partes íntimas delas e até convites para entrar em quarto de hotel com ele.

Presidente interina
A nota do Conselho ainda elege a Vice-presidente de Habitação, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, para responder pela Presidência da Caixa Econômica Federal até a posse de Daniella Marques, que foi nomeada na quarta-feira (30/6).

Segundo o texto, os trâmites internos ainda estão ocorrendo para a posse da nova chefe do banco.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco