Diario de Pernambuco
Busca

VARÍOLA DO MACACO

Varíola do macaco pode ser "a ponta do iceberg", alerta OMS

Publicado em: 28/05/2022 11:11

 (Foto: CDC/Brian W.J.Mahy)
Foto: CDC/Brian W.J.Mahy
As centenas de casos de varíola do macaco registrados fora do continente africano — onde a doença é endêmica — podem ser "a ponta do iceberg", advertiu, ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de levantar a suspeita, a agência das Nações Unidas avalia que não há motivos para as pessoas entrarem em "pânico".

"Não sabemos se estamos vendo apenas a ponta do iceberg. Ainda estamos no início desse evento (...) Sabemos que teremos mais casos nos próximos dias (...), mas não há necessidade de pânico", disse Sylvie Briand, chefe de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias do órgão, a representantes dos Estados-membros presentes na Assembleia Mundial da Saúde em Genebra.

Há cerca de 200 casos de infecção e 100 suspeitas em mais de 20 países, incluindo integrantes da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e Emirados Árabes Unidos. Ontem, foi confirmado o primeiro registro da doença na América Latina: autoridades da Argentina confirmaram que um homem de 40 anos que voltou da Espanha está infectado (leia em Confirmação na Argentina).

Segundo Briand, as investigações preliminares não indicam que o vírus tenha sofrido algumas mutações, o que pode facilitar o controle da disseminação "incomum" do patógeno. "Temos uma boa oportunidade para deter a transmissão agora. Se implementarmos as medidas adequadas, provavelmente, vamos conseguir conter isso facilmente", afirmou.

A especialista descartou a possibilidade de surgimento de uma crise sanitária com proporções parecidas com a causada pelo novo coronavírus. "Essa não é uma doença com a qual o público em geral deva se preocupar. Não é a Covid-19 ou outras doenças que se espalham rapidamente", garantiu.


Frentes de ação
 
A estratégia indicada pela OMS é baseada em duas frentes de atuação: adotar medidas rápidas para conter a propagação do vírus e compartilhar dados sobre os estoques de vacinas para a varíola comum. No primeiro caso, o protocolo é parecido com o indicado na atual pandemia.

"A investigação de casos, o rastreamento de contatos e o isolamento em casa serão suas melhores apostas", indicou Rosamund Lewis, chefe do Secretariado de Varíola da agência, que faz parte do Programa de Emergências da OMS.

Com relação às vacinas, Briand alertou que a agência não sabe a quantidade exata de doses disponíveis no mundo, mas avalia que os suprimentos globais são "muito limitados". "É por isso que incentivamos os países a procurarem a OMS e nos dizerem quais são seus estoques", ressaltou.

Não há uma fórmula específica contra a varíola do macaco, mas está comprovado que os imunizantes desenvolvidos para a varíola comum são eficazes em 85% para prevenir a versão atípica. No momento, a OMS desaconselha a vacinação em massa. A indicação é de que haja uma imunização direcionada, quando disponível, para contatos próximos de pessoas infectadas.

TAGS: macaco | do | varíola | alerta | oms |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL