Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

GUERRA

Rússia anuncia novo disparo bem-sucedido de um míssil hipersônico

Por: AFP

Publicado em: 28/05/2022 10:15

 (Foto: Handout / Ukrainian Emergency Ministry Press Service / AFP)
Foto: Handout / Ukrainian Emergency Ministry Press Service / AFP
Os militares russos anunciaram neste sábado (28/5) que dispararam com sucesso um novo míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, coincidindo com uma intensificação da ofensiva de Moscou no leste da Ucrânia.

O míssil Zircon foi lançado da fragata Amiral Gorshkov no Mar de Barents para um alvo nas águas do Mar Branco no Ártico, informou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

O alvo, localizado a cerca de 1.000 quilômetros, "foi atingido com sucesso", segundo as mesmas fontes. O disparo faz parte de "testes" realizados com novas armas russas, acrescentou o comunicado.

O primeiro disparo oficial de um Zircon remonta a outubro de 2020 e, na época, o presidente russo Vladimir Putin elogiou este "grande evento". Outros disparos de testes já foram realizados, principalmente desta fragata e de um submarino.

O míssil Zircon tem alcance máximo de 1.000 quilômetros e deve equipar os navios e submarinos da frota russa.

A Rússia anunciou em março que usou mísseis hipersônicos Kinjal em sua ofensiva na Ucrânia, que começou em fevereiro, um recurso que não havia usado oficialmente até agora, exceto para testes.

Os mísseis balísticos hipersônicos "Kinjal" e os mísseis de cruzeiro "Zircon" pertencem a uma família de novas armas desenvolvidas pela Rússia que Putin chama de "invencíveis".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Manhã na Clube: Diogo Moraes (PSB) e Alexandre Henrique (PSOL), pré-candidato a dep. estadual
Grupo Diario de Pernambuco