Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

LEITE HUMANO

Prefeitura do Recife estimula doação em data alusiva

Publicado em: 16/05/2022 22:24 | Atualizado em: 16/05/2022 23:28

 (Divulgação)
Divulgação
Em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado na próxima quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife promove, até o fim do mês, uma série de eventos em alusão à data, reforçando a importância do gesto, para ajudar bebês prematuros. Uma outra campanha também está acontecendo ao mesmo tempo, a de arrecadação de potes de vidro, necessários para armazenamento do leite a ser doado. Este ano, o tema da campanha é "Doação de Leite Humano: Gotas de Amor para um Mundo Melhor".

Em locais descentralizados da capital, haverá palestras, roda de conversas, debates e capacitação para profissionais de saúde e público geral. A mobilização reforçará o que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria ao longo do ano no que se refere ao assunto, considerando a importância de incentivar a doação de leite humano como uma atitude cooperativa e solidária. Isso beneficia, sobretudo, bebês prematuros internados em UTIs Neonatal - não sem antes passar por um conjunto de exames e procedimentos, com processo de seleção, classificação, testes de acidez e nutrientes. Em seguida, é feita a pasteurização e o controle final de qualidade que certifica todo o processo.

As quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima e Hospital da Mulher) fazem coleta de leite humano, e duas possuem banco de leite: o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e a Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. Esta última tem certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.

Quem quiser doar leite humano na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações. O banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos. Já para doações, o funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Pelo número 2011-0174 são esclarecidas questões como ordenha, armazenamento e transporte do leite humano. Inclusive, o Hospital dispõe de um serviço de cadastro para o recolhimento das doações em domicílio.

Já as doações de potes podem ser feitas em qualquer uma das unidades de saúde municipais. Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro, transparente, com boca larga, e possuir tampa rosqueável de plástico como os vidros de maionese ou café solúvel, por exemplo). Esses requisitos se devem à resistência desse tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar o leite.

As campanhas para doação de leite humano e de potes de vidro para armazenamento são contínuas e envolvem gestantes, nutrizes, puérperas, acompanhantes, funcionários, agentes comunitários de saúde, residentes, parceiros e a comunidade nos territórios dos oito distritos sanitários. Nas maternidades da Prefeitura do Recife, os profissionais realizam diariamente atividades de promoção de aleitamento, para ajudar as pacientes a amamentarem. Durante as orientações, por exemplo, eles ensinam a posição do bebê na mama, para uma pega adequada, e outras informações importantes. Os profissionais também avaliam quais pacientes podem ser doadoras de leite humano para os bancos.

A Secretaria de Saúde do Recife estruturou ao longo dos anos um Programa Municipal de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, que conta com uma extensa rede assistencial. Composto por várias ações, destacam-se: iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC); bancos de leite humano; postos de coleta de leite humano; estratégia Amamenta e Alimenta, direcionado às unidades básicas de saúde; atividades domiciliares de promoção do aleitamento humano; ações de educação popular em saúde e comunicação, como o Agosto Dourado; Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. As intervenções são desenvolvidas na atenção básica, na média e alta complexidade e no nível comunitário.

Considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, no leite humano estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.

DIA NACIONAL
O dia 19 de maio foi instituído como Dia Nacional de Doação de Leite Humano pela lei nº 13.227 de 28/12/2015. Este dia é um momento especial para os BLH's e Postos de Coleta de Leite Humano, pois tem por finalidade sensibilizar a população da importância da doação de leite humano, proteção e promoção do aleitamento, bem como fazer a divulgação dos BLH's e Postos de Coleta nos Estados e Municípios.


Confira a programação:


TERÇA-FEIRA (17)

Relato de caso: como virei uma doadora de leite humano. Local: Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, às 15h.

Palestra %u201CA importância do incentivo para doação de leite humano junto às pacientes%u201D. Local: Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, às 9h.

Roda de conversa sobre doação de leite humano e captação de vidros para pasteurização do leite. Local: Hospital do Idoso, em Areias, às 9h.

QUARTA-FEIRA (18)

Caminhada da amamentação. Local: Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, às 9h.
Palestra "A importância do incentivo para doação de leite humano junto às pacientes". Local: Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, às 9h.
Roda de conversa sobre doação de leite humano e captação de vidros para pasteurização do leite. Local: Hospital do Idoso, em Areias, às 9h.

QUINTA-FEIRA (19)

Fórum internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano. Tema: "Doação de Leite Humano: Gotas de Amor para um Mundo Melhor". Online, no youtube, a partir das 10h.
Palestra "A Importância da Doação do Leite Humano". Local: Hospital da Mulher do Recife, no Curado.

SEXTA-FEIRA (20)

Roda de Conversa: mitos e verdades da amamentação. Local: Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela.
Palestra "A conscientização das puérperas sobre a importância da doação de leite humano". Local: Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, às 9h.

SEGUNDA-FEIRA (23)

Capacitação dos profissionais de saúde. Local: Upinha Rio da Prata, no Ibura, às 14h.

QUARTA-FEIRA (25)

Capacitação dos profissionais de saúde. Local: USF Vila do Sesi, no Ibura, às 14h.

SEXTA-FEIRA (27)

Capacitação dos profissionais de saúde. Local: Upinha Rio da Prata, no Ibura, às 14h.
Roda de conversa sobre aleitamento humano. Local: USF Sítio Grande, na Imbiribeira, às 9h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Manhã na Clube: Diogo Moraes (PSB) e Alexandre Henrique (PSOL), pré-candidato a dep. estadual
Grupo Diario de Pernambuco