Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Pacientes críticos terão direito a passeio terapêutico no Hospital Miguel Arraes

Publicado em: 18/05/2022 12:36

 A expectativa do Hospital é que, a partir do mês de julho, o plano de ação junto aos pacientes seja colocado em prática.   (HMA/FGH)
A expectativa do Hospital é que, a partir do mês de julho, o plano de ação junto aos pacientes seja colocado em prática. (HMA/FGH)
Profissionais de saúde das Unidades de Terapia Intensiva e das Clínicas Médica e Cirúrgica do Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) participam, a partir desta semana, de um treinamento em torno do protocolo de passeio terapêutico de pacientes críticos. De acordo com a diretoria da unidade, o objetivo é padronizar o passeio desses pacientes na área externa do hospital seguindo o protocolo institucional estabelecido por um dos grupos de trabalho envolvidos no Modelo.  A expectativa é que, a partir do mês de julho, o plano de ação junto aos pacientes seja colocado em prática.  

“Será reservado um dia na semana para levar esse paciente até a área externa da unidade, onde ele fará um passeio de 15 a 30 minutos. Isso conforme a estabilidade e a aceitação de cada um”, explica a diretora de Enfermagem, Nayara Vasconcelos. 

Segundo a diretora, a ideia é individualizar o cuidado e fortalecer o enfrentamento do processo de hospitalização, focando na humanização do tratamento. "Isso porque o período de internamento dos pacientes críticos por muitas vezes é longo, e eles passam muito tempo sem sequer ver a luz do sol".

A profissional explicou que uma equipe multiprofissional ficará responsável pelo acompanhamento e pela assistência a esses pacientes, de forma que se sintam seguros e acolhidos. Para isso, essa equipe está sendo preparada durante um mês por fonoaudiólogos e fisioterapeutas, integrantes do grupo de trabalho do Modelo Assistencial.

PASSEIO
O Modelo Assistencial do HMA foi implantado desde 2019 com base na Teoria do Cuidado, que, dentre outras ferramentas, prevê atenção integral com fluxo e acessibilidade da informação e respeito às necessidades individuais do paciente. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL