Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

DEBATE

Estudantes universitários do Recife participam de simulação do Conselho de Segurança da ONU

Publicado em: 18/05/2022 17:20

 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação
Com o objetivo de instigar os alunos a debater e elaborar seus argumentos, o Laboratório de Estudos e Práticas em Relações Internacionais (LABEPRI) da Estácio Recife promoverá durante os dias 23 e 24 de maio, das 18h30 às 22h, uma simulação de reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que terá como tema “Negociações Para a Paz: Conflito Russo-Ucraniano”.

O debate, que é realizado por meio de um projeto de extensão e contará com a participação de 60 alunos do curso de Relações Internacionais da instituição, acontece anualmente com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de atuar como verdadeiros diplomatas, representando os Estados e desenvolvendo papéis importantes em discussões essenciais para o mundo atual.

Na simulação, os alunos representam os 15 países integrantes do Conselho de Segurança, que é composto por cinco membros permanentes e 10 rotativos que são distribuídos de acordo com as regiões geográficas do mundo. Nesta edição, a simulação também contará com o Comitê de Imprensa e o Comitê Logístico.

“O maior propósito das simulações é inserir alunos interessados em assuntos internacionais de cunho político e social no cenário real das negociações da ONU. Os alunos vão performar como se estivessem em uma reunião oficial da ONU em Nova Iorque. Eles usam vestimentas formais, elaboram argumentos e se posicionam de acordo com a política externa de cada país, dentro das salas de negociações”, afirmou a professora do curso de Relações Internacionais da Estácio e organizadora do evento, Nayanna Sabiá de Moura.

Para a docente, a simulação ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades como oratória, argumentação, organização de ideais específicos, entre outras. “O debate tem como objetivo a promoção e difusão da prática de negociações e desenvolvimento de competências profissionais na área de Relações Internacionais. A simulação de ambientes de fóruns internacionais auxilia os estudantes a ter um maior contato com a diplomacia com a aplicação de práticas e teorias, sendo importante para formação acadêmica e profissional dos alunos", destacou.

Programação:

23/05: Simulação do Conselho de Segurança da ONU (Dia 1) – Via Teams

24/05: Simulação do Conselho de Segurança da ONU (Dia 2) – Sessão Presencial na Estácio Recife, localizada na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, nº 1771. Aberta ao público externo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Grupo Diario de Pernambuco