Diario de Pernambuco
Busca

PREVENÇÃO

França vai sacrificar milhões de animais por gripe aviária

Por: AFP

Publicado em: 12/03/2022 12:29

 (Foto: AFP / Kenzo TRIBOUILLARD)
Foto: AFP / Kenzo TRIBOUILLARD
A França sacrificará milhões de animais no noroeste do território para impedir uma nova epidemia de gripe aviária que afeta os avicultores.


Desde o final de fevereiro, as infecções aumentaram drasticamente no oeste do território, particularmente no departamento de Vendée.

No início do mês, o departamento registrou 58 infecções, mas poucos dias depois, o último balanço registrou 187.

"Atualmente, eliminamos cerca de 1,2 milhão de animais e estimamos que ainda temos que abater 3 milhões" na região, disse o Ministério da Agricultura à imprensa nesta sexta-feira.

"Teremos perdas econômicas fenomenais que serão suportadas no todo ou em parte pelo Estado. Apesar de tudo, haverá custos de danos colaterais, falta de produção [de aves] nas próximas semanas", prevê Christophe Labour, presidente da avicultura seção do sindicato agrícola FNSEA para a região do Pays de la Loire.


O alcance desta crise já supera o do ano passado, que ocorreu especialmente no sudoeste, região onde se produz foie gras.

Nesse período, cerca de 500 surtos de gripe aviária foram identificados em fazendas e 3,5 milhões de animais, principalmente patos, foram abatidos.

Nesta temporada, desde que o primeiro caso foi detectado no final de novembro, 649 focos foram registrados em fazendas, segundo o Ministério.

E mais de quatro milhões de aves já foram abatidas, a maioria no Sudoeste. Dessa forma, há menos aves nas granjas, o que dificulta a multiplicação do vírus.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL