Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Secretários de Saúde pedem anulação de portaria que não descarta cloroquina

Publicado em: 27/01/2022 17:22

 (crédito: Myke Sena/Ministério da Saúde)
crédito: Myke Sena/Ministério da Saúde
Os secretários estaduais e municipais de Saúde pediram ao ministro Marcelo Queiroga a revogação da portaria do Ministério da Saúde que não descarta a cloroquina e outros medicamentos do chamado kit Covid para tratar o coronavírus. O pedido de anulação da medida foi feito por um ofício assinado pelos presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O documento foi entregue nesta quinta-feira (27) para Queiroga durante a 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite. Durante a reunião, o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra, transmitiu ao ministro o pedido. 

"Solicitamos a publicação das Diretrizes Brasileiras que versam sobre o tratamento hospitalar e ambulatorial do Paciente com Covid-19, elaboradas pelo grupo representativo de especialistas convocados pelo Ministério da Saúde e aprovadas pela Conitec", disse. 

Segundo ofício lido por Wilames, as diretrizes, que não recomendam medicamentos do kit covid para o tratamento de pacientes infectados, "precisam ser adotadas com urgência pelo Ministério da Saúde, e empregadas pelos gestores do SUS para orientar seus profissionais".

No início desta semana, o mesmo pedido foi feito pelo Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira (AMB). A AMB pediu para Queiroga a anulação da portaria, já que não existem mais dúvidas científicas sobre a não eficácia de hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina e outros medicamentos no tratamento da Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL