Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

REDUÇÃO DE ATÉ 15% NOS CUSTOS

Prefeitura do Recife lança edital para contratar estudos de geração de energia fotovoltaica

Publicado em: 21/01/2022 10:08

As empresas interessadas terão 45 dias para se habilitarem (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP)
As empresas interessadas terão 45 dias para se habilitarem (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP)
A Prefeitura do Recife publicou no Diário Oficial, na última quinta-feira (20), o edital de chamamento público para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para geração de energia fotovoltaica. Empresas e consultorias podem se credenciar para elaborar e apresentar estudos técnico-operacionais, econômico-financeiros e jurídicos para auxiliar o Executivo na estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a redução de custos com energia elétrica, por meio de usinas de energia. O prazo de credenciamento segue até 21 de fevereiro.

A perspectiva é que a futura parceria impacte diretamente na redução de 10% a 15% nos gastos com energia elétrica no orçamento público. Por mês, a Prefeitura gasta, em média, R$ 6 milhões em despesas com energia elétrica junto à concessionária Neoenergia.

As empresas interessadas terão 45 dias para se habilitarem. Todo o processo deverá ser feito por meio do portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (https://desenvolvimentoeconomico.recife.pe.gov.br/pmi-centrais-geradoras-fotovoltaica), onde estão disponíveis os documentos do processo. A empresa escolhida será autorizada pela Prefeitura para iniciar os estudos técnicos, que deverão durar até 90 dias. O resultado dessas análises deve ser divulgado até o final do primeiro semestre de 2022, e servirão para estruturação do edital de licitação da PPP de geração de energia fotovoltaica.

A Prefeitura do Recife não terá qualquer ônus nos estudos de viabilidade, ficando a cargo da concessionária vencedora da licitação o ressarcimento dos custos à consultoria que vai elaborar as análises.
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco