Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

COVID-19

Prefeitura do Recife amplia testagem de Covid-19

Publicado em: 26/01/2022 16:18

 (No 5º novo ponto de testagem montado pela Prefeitura do Recife, na UFRPE, João Campos anunciou que Recife terá um total de 15 centros em breve. Foto: SAM PANTHAKY/AFP.)
No 5º novo ponto de testagem montado pela Prefeitura do Recife, na UFRPE, João Campos anunciou que Recife terá um total de 15 centros em breve. Foto: SAM PANTHAKY/AFP.

Para aumentar a capacidade diária de realização de testes de covid-19 na capital pernambucana e proporcionar maior conforto aos recifenses que precisam fazer o exame, o gestor do Recife, João Campos anunciou uma série de medidas da Prefeitura, no início da tarde desta quarta-feira (26). Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no bairro de Dois Irmãos, no primeiro dia de funcionamento do local como centro de testagem, o prefeito do Recife explicou que o sistema operacional onde são realizados os agendamentos, o Bora Testar, dentro do Conecta Recife, foi alterado e será mais eficiente. Além disso, ele explicou que os agendamentos começarão às 15h e não mais às 18h. Outra novidade, é que 200 trabalhadores da saúde serão somados aos 100 que já atuam no serviço de testagem. Com as mudanças, o número de pessoas a serem testadas pela PCR nesta quarta é 4.200, e nesta quinta (27), já serão 4.800.

“Estão sendo testadas 4.200 pessoas pela Prefeitura. A partir de amanhã, já serão 4.800. Estamos abrindo o 5º centro de testagem e temos o compromisso de abrir pelo menos mais dez, chegando a pelo menos 15 centros. Na próxima semana, pelo menos mais três centros serão abertos”, explicou João Campos.

“Nessa operação de testagem, temos em torno de 100 pessoas trabalhando e vamos chegar a pelo menos 300 pessoas. Isso vai representar um investimento de mais de R$ 5 milhões da Prefeitura em toda infraestrutura, despesa de pessoal, mas sabemos que precisa melhorar. Então a Prefeitura vai aumentar e muito a sua capacidade de testagem, a organização. E a gente pede que os municípios vizinhos possam fazer isso também”, acrescentou ele.

Também a partir desta quarta (26), os agendamentos dos testes vão acontecer diariamente a partir das 15h, e não mais às 18h, com as vagas para o dia seguinte. O sistema que permite o agendamento para testagem da covid-19, o Bora Testar, também vai passar a operar em uma nova base que permitirá melhorias definitivas no seu acesso. Assim como acontece no Recife Vacina, sistema de agendamento da vacina também desenvolvido pela Prefeitura do Recife, o Bora Testar permitirá o agendamento por local, dia e hora para atendimento. Com o novo sistema em operação, será possível abrir a agenda de forma organizada, diminuindo o tempo de espera para fazer o exame e evitando aglomerações.

“O modelo que está funcionando em relação à testagem da Covid ainda está longe do modelo que julgamos ideal, como foi a vacinação então estamos fazendo uma série de incrementos. A partir de hoje, abre às 15h o agendamento e a gente precisa ter um horário marcado de início todos os dias, e as vagas do dia seguinte precisam sempre ser agendadas no dia anterior. A partir de hoje, o sistema que funciona é muito mais robusto, tem capacidade de mais acessos. Foram registrados mil acessos por segundo antes de ontem. Com essa adequação, ele vai funcionar com estabilidade”, disse o gestor municipal.

O novo centro de testagem, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h, tem capacidade para realizar até 800 testes por dia e, assim como nos demais locais, o acesso é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. Na UFRPE, o centro de testagem está localizado na quadra poliesportiva do departamento de Educação Física. Com o novo local, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife passará a oferecer 4.600 testes rápidos diariamente, somando todas as unidades que realizam os exames. Somente este ano, a Secretaria já realizou mais de 37 mil testes de antígeno. Qualquer pessoa pode se submeter ao exame rápido que detecta a doença ativa. O resultado fica pronto em cerca de 15 minutos.

Além da UFRPE, a Sesau ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco