Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Prefeitura do Recife abre nesta sexta (21) dois pontos de testagem em parceria com o Sesc

Publicado em: 21/01/2022 20:36 | Atualizado em: 21/01/2022 23:02

 (Serão disponibilizados 600 testes por dia em cada centro de testagem. Foto: Arthur Souza/DP. )
Serão disponibilizados 600 testes por dia em cada centro de testagem. Foto: Arthur Souza/DP.
Em parceria com o Sesc, a Prefeitura do Recife abriu dois pontos fixos de testagem de Covid-19. Um deles, localizado no Sesc Casa Amarela, começa a funcionar apenas na segunda-feira (24), mas o ponto do Sesc Santo Amaro já está em operação a partir desta sexta-feira (21). Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, o acesso só pode ser realizado através do agendamento pelo aplicativo Conecta Recife.
 
 (Foto: Arthur Souza/DP. )
Foto: Arthur Souza/DP.
 

Em Santo Amaro, unidade em que os testes vão ocorrer no ginásio esportivo, os agendamentos foram mais limitados por ser o primeiro dia e, portanto, funcionar como um parâmetro da demanda. O agendamento vai ser sempre disponibilizado a partir das 18h, com marcação para o dia seguinte. 
 
No período da tarde, o movimento foi bem mais tranquilo neste primeiro dia. Respeitando os protocolos de distanciamento, o espaço interno do ginásio foi separado em cadeiras de espera, mesas de testagem e, do outro lado, as outras cadeiras para o aguardo do resultado, que demora em média pouco mais de 10 minutos para sair. São disponibilizados os testes rápidos de antígeno, que detectam a doença ativa, em que a amostra é coletada através de um swab (cotonete) nasal.
 
 (Foto: Arthur Souza/DP. )
Foto: Arthur Souza/DP.
 
 
A advogada Samara da Silva, de 28 anos, teve interação recente com pessoas contaminadas com a Covid-19 e correu para agendar o teste. "Duas pessoas que trabalham no mesmo escritório que eu testaram positivo, mas até o momento não estou com nenhum sintoma. De qualquer modo, vim fazer o teste pra garantir. O atendimento foi rápido e nesse horário de fim de tarde tem menos gente. Estou esperando há uns cinco minutos e daqui a pouco chega minha vez", completou. Após aguardar, Samara recebeu seu teste, com resultado negativo.
 
 (Foto: Arthur Souza/DP. )
Foto: Arthur Souza/DP.
 

Já o contador Felipe da Fonseca, de 51 anos, apresentou sintomas leves na quinta-feira (20) e tomou as precauções de isolamento e agendamento do teste. "Comecei a sentir ontem o corpo mole, dor de garganta e também um pouco de calafrios. Assim que cheguei em casa do trabalho fui logo me isolando e marcando o teste pra hoje. Aguardei poucos minutinhos e, infelizmente, deu positivo, mas vou seguir tanto o isolamento quanto os cuidados necessários a partir de agora", afirmou. A esposa de Felipe, Eliane Lins, de 55 anos, também foi fazer o teste, que deu negativo.
 
 (Foto: Arthur Souza/DP. )
Foto: Arthur Souza/DP.
 
 
Só neste começo de 2022, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizou mais de 26.500 testes rápidos, com unidades de testagem também no Parque da Macaxeira e o Compaz Ariano Suassuna, das 9h às 16h. É importante lembrar que, a partir de segunda-feira (24), todas as testagens para Covid-19 da cidade serão realizadas com agendamento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL