Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ESTUDO

Pesquisa indica que câncer de pâncreas 'se alimenta' de ácido hialurônico

Publicado em: 27/01/2022 16:10

 (crédito: DeNardo Lab/Divulgação)
crédito: DeNardo Lab/Divulgação
Cientistas da Universidade de Michigan Health Rogel Cancer Center descobriram que as células do câncer de pâncreas são "alimentadas" por ácido hialurônico. A presença do ácido na formação do tumor pancreático já era conhecida por pesquisadores, porém, novos achados indicam que o ácido também serve para que o câncer continue a crescer. A descoberta foi publicada na revista eLife.
 
De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ajudar em pesquisas de novos tratamentos para este tipo de câncer. “Um tema central no meu laboratório de pesquisa é que o câncer de pâncreas não responde ao arsenal comum de abordagens de tratamento. Precisamos pensar sobre esse desafio de forma diferente”, disse Costas Lyssiotis, o investigador principal do estudo.

A anatomia do câncer de pâncreas
 
Segundo a pesquisa, o microambiente de um tumor pancreático é altamente estromal, processo natural de cicatrização do corpo. Isso significa que a massa em si é composta principalmente de tecido conjuntivo e células imunes não cancerosas. À medida que essas cicatrizes são formadas, uma abundância de ácido hialurônico é liberada.

Dessa forma, os cientistas apontam que as células cancerígenas se alimentam desse ácido. Agora, os pesquisadores querem saber se é possível que essa descoberta seja uma vulnerabilidade terapêutica que possa ser medicada e assim cortar a fonte de nutrientes do tumor, impedido que ele cresça. 

O câncer de pâncreas é difícil de detectar e por causa disso apresenta uma alta taxa de mortalidade. No Brasil, ele é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco