Diario de Pernambuco
Busca

Pedaços do meteoro que caiu na sexta (14) podem ser encontrados, afirmam especialistas

Publicado em: 16/01/2022 17:22

 (Foto: Ivan Soares / Bramon)
Foto: Ivan Soares / Bramon
O meteoro que caiu em Minas Gerais e que pôde ser visto em várias cidades, incluindo no Distrito Federal, foi analisado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) e de acordo com a instituição há um “um forte indício que a rocha pode ter gerado meteoritos, que são os fragmentos de rocha espacial que resiste à passagem atmosférica e atingem o solo”.

Segundo os pesquisadores, é possível que pedaços da rocha espacial que atravessaram a atmosfera da Terra sejam encontrados entre as cidades de Perdizes, em São Paulo, e Araxá, em Minas Gerais. No entanto, os cálculos que determinam o tamanho do objeto ainda estão sendo feitos pela Bramon. Os estudiosos chegaram à conclusão após analisarem a trajetória do bólido, ou seja, um meteoro muito luminoso, que foi visto no céu às 20:53 (horário de Brasília) desta sexta (14/01).

“Após a análise dos vídeos, a BRAMON concluiu que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 38,6°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 86,6 km de altitude sobre a zona rural de Uberlândia. Seguiu a 43,7 mil km/h, percorrendo 109,3 km em 9,0 segundos, e desapareceu a 18,3 km de altitude, entre os municípios de Perdizes e Araxá, MG. Alguns relatos vindos dessa região do Triângulo Mineiro, são de pessoas que informaram ter ouvido barulho de explosão e sentido paredes e janelas tremendo”, explicou a Rede Brasileira em nota que pede ainda que aqueles que tem registros ou que observaram a passagem do meteoro, que mandem seus relatos através do formulário bramon.imo.net.




                
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL