Diario de Pernambuco
Busca

PCdoB apresenta nome de Luciana Santos para disputar vaga ao Senado

Publicado em: 27/01/2022 20:24

 (Foto: Richard Silva/PCdoB/Divulgação
)
Foto: Richard Silva/PCdoB/Divulgação
Os diretórios estaduais e nacionais do PT, PSB e PCdoB se reuniram hoje para dar início a uma sequência de encontros que buscarão definir os arranjos políticos nos estados, começando por Pernambuco. Durante a ocasião, os socialistas reafirmaram a pretensão de, na próxima semana, apresentarem o nome que encabeçará a chapa majoritária da Frente Popular nas eleições deste ano; por outro lado, o PT permanece como o nome do senador Humberto Costa na jogada. Também presente na reunião, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, teve o nome colocado à disposição pelo PCdoB para concorrer à vaga do Senado pela Frente. 

Protagonizando a novidade do encontro realizado hoje por siglas que compõem a Frente Popular, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, apresentou seu nome para concorrer a vaga ao Senado, além dela outros nomes também surgem como favoritos para o cargo dentro do grupo, são eles os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos), Eduardo da Fonte (PP), Marília Arraes (PT) e André de Paula (PSD). 

"(...) como vocês têm acompanhado pela imprensa, o PCdoB realmente colocou meu nome à disposição da Frente (Popular) para concorrer à vaga ao Senado", escreveu Luciana em publicação no Twitter. "Essa foi uma primeira reunião, teremos outras ainda. Mas desde já quero agradecer o carinho de vocês e a forma entusiasmada com que receberam essa notícia. Vamos juntos, firme na luta". Outro nome também cotado para o posto era o do próprio governador Paulo Câmara (PSB), mas em entrevistas anteriores o gestor estadual já havia demonstrado o interesse em concluir o seu mandato à frente do Palácio do Campo das Princesas.
 
Apoio 

Também durante a reunião foram debatidos os assuntos em torno do/a candidato/a da Frente Popular que disputará a vaga para o governo do estado. Em entrevista ao Diario, o senador Humberto Costa disse que Paulo Câmara - coordenador do encontro - falou sobre o processo de escuta junto a outros partidos da Frente no intuito da escolha do nome que encabeçará a chapa majoritária,  a decisão de que essa figura será do PSB permanece. 

"O PSB reafirmou a postura de lançar candidatura ao governo de Pernambuco e o intuito é que nos próximos dias seja apresentado esse nome para a disputa política", informou o parlamentar que também destacou a postura do PT frente ao processo. "Nós do PT reafirmamos nossa posição de apresentar o meu nome para Frente Popular, deixando muito claro que não vai haver nenhum tipo de ruptura política, mas que nós reivindicamos o direito de poder tentar convencer os demais partidos sobre esta questão", finalizou Humberto.
 
A indicação de Luciana Santos ao Senado liga um alerta entre as partes, já que com a decisão do PSB em não abrir mão da cabeça de chapa, o que levará Humberto Costa a ser descartado como possível candidato ao governo  - o PT mira a vaga à Casa Alta pela Frente Popular, tendo inclusive dois nomes que se apresetam como possíveis candidatos, os deputados federais Marília Arraes e Carlos Veras. As cenas dos próximos capítulos desvendarão esses mitérios. 
 
Referente ao cenário nacional, as legendas reafirmaram os esforços na busca pela eleição do ex-presidente Lula (PT) que, pelo que tudo indica, disputará o cargo de presidente no pleito desse ano. De acordo com a deputada estadual Teresa Leitão, que também esteve presente na reunião, o PSB, bem como o PCdoB, manifestaram completo apoio à liderança petista. “Uma ala do PSB antes queria apoiar Ciro (Gomes – PDT), hoje isso não existe mais, o PSB está com Lula, foi o que disse o presidente da sigla Carlos Siqueira (PSB)”, declarou.

Também participaram da reunião a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Guimarães, o deputado estadual e presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, e o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).

A reportagem tentou contato com Carlos Siqueira e Sileno Guedes para mais informações, mas não obteve respostas. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL