Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

VACINAS

Ministério da Saúde mantém 32 milhões de doses da Janssen sem uso em galpão

Publicado em: 27/01/2022 17:42

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press
Mais de 31,7 milhões de doses do imunizante da Janssen estão parados em um galpão na cidade de Guarulhos, em São Paulo. O depósito — Centro de Distribuição da pasta — é propriedade do Ministério da Saúde, que alega que as algumas redes estaduais não possuem infraestrutura suficiente para conservar as vacinas. Desse modo, as unidades federativas teriam pedido a suspensão do envio por parte da pasta federal.

Até dezembro do ano passado, o Brasil recebeu 41 milhões de doses da Janssen — três milhões de unidades foram doados pelo governo dos Estados Unidos. Os outros 38 milhões foram adquiridos por contrato direto firmado pelo Ministério da Saúde com o laboratório. Acontece que, segundo um informe divulgado pela pasta na quarta-feira (26), apenas 9,2 milhões desse total chegaram aos municípios. A informação foi revelada no Jornal Nacional.

Em nota, o órgão esclareceu que a saturação da rede de frio — geladeiras e freezers utilizados no armazenamento dos imunizantes — foi o que motivou alguns estados a solicitarem a suspensão do envio das vacinas, sem especificar os envolvidos.

A vacina da Janssen, que tem dose única, foi autorizada em março do ano passado para uso emergencial no país. Desde novembro, o ministério passou a recomendar a dose de reforço.

A princípio, a pasta da Saúde declara que as doses estão disponíveis para distribuição a qualquer momento em que forem requisitadas.

Envio por demanda
 
No ano passado, estados e municípios solicitaram ao Ministério da Saúde que o envio dos imunizantes fosse feito com a adoção de uma análise semanal das necessidades de cada região, afirma o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O Conass também diz não ter conhecimento de qualquer imposição de preferência dos estados por marcas específicas de vacinas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco