Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

POLÍTICA

Itália não chega a acordo para eleger presidente

Por: AFP

Publicado em: 27/01/2022 18:28

 (Foto: REMO CASILLI / POOL / AFP
)
Foto: REMO CASILLI / POOL / AFP
Os partidos políticos italianos não conseguiram chegar a um acordo sobre o candidato ao cargo de Presidente da República, assim, falhou a quarta volta de votação no Parlamento nesta quinta-feira (27).

Os eleitores do bloco de direita se abstiveram, enquanto os do bloco de esquerda votaram em branco durante a apuração, na qual mais de mil parlamentares e representantes das regiões têm o direito de participar.

As duas frentes intensificaram as negociações já que a partir desta quinta-feira os votos necessários foram reduzidos para 505.

Segundo o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, "está perto" de chegar a um acordo e não está excluído que na sexta-feira a Itália tenha um novo Presidente.

Nenhum dos dois blocos tem votos suficientes para eleger seu próprio candidato, por isso é necessário um acordo.

As funções do presidente são essencialmente honorárias na Itália, onde o sistema parlamentar governa. Mas este ano está em jogo o papel de Mario Draghi, atual primeiro-ministro, uma personalidade de grande peso e prestígio, cuja eleição à presidência colocaria o governo em crise.

Muitos parlamentares temem que, caso Draghi seja eleito, se desencadeie uma crise que pode terminar em eleições antecipadas, o que não é conveniente para o país.

Draghi é "precioso onde está agora", reiterou Matteo Salvini, líder da ultradireitista Liga, entre os protagonistas das negociações.

Ao mesmo tempo, outros nomes circulam para o cargo, entre eles o do ex-presidente da Câmara dos Deputados e da Internacional Democrata Cristã, Pier Ferdinando Casini; o da atual presidente do Senado, Elisabetta Casellati e o da experiente diplomata Elisabetta Belloni.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Brasil começa preparação para amistosos
Bombeiros encontram corpos de casal soterrado em Olinda
Manhã na Clube: entrevistas com Mendonça Filho e dr. Roberto Galvão Filho, oftalmologista
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Grupo Diario de Pernambuco