Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

VACINAÇÃO

Com migração para unidades de saúde, Recife desmobiliza centros de imunização de adultos

Publicado em: 17/01/2022 19:46

 (Capital pernambucana possui 83,9% de sua população vacinável acima de 12 anos com esquema vacinal completo. Foto: Ikamahã / Secretaria de Saúde de Recife.)
Capital pernambucana possui 83,9% de sua população vacinável acima de 12 anos com esquema vacinal completo. Foto: Ikamahã / Secretaria de Saúde de Recife.
Diante do avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife desmobilizou seis de centros de imunização para pessoas com 12 anos ou mais, migrando o serviço para as unidades básicas de saúde dos bairros. Com isso, deixam de funcionar os pontos da Unicap, na Boa Vista; Dnocs, na Tamarineira; UFRPE, em Dois Irmãos; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; UFPE (drive-thru), na Cidade Universitária; e Justiça Federal, no Jiquiá. A mudança permitiu a descentralização da vacinação, que está ocorrendo em 22 unidades de saúde (https://bit.ly/3A9sQVj), espalhadas nos oito Distritos Sanitários, além de outros três pontos: Geraldão, na Imbiribeira; Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome; e UPA-E Professor Fernando Figueira, no Ibura. 

Atualmente, o município já tem 83,9% de sua população vacinável acima de 12 anos com esquema vacinal completo - tendo aplicado quase três milhões de doses da vacina. No dia 15 de janeiro, a cidade iniciou a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos que têm doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. Para este público, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município montou Centros de Vacinação exclusivos na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e na Unicap, na Boa Vista.

O Recife iniciou a vacinação contra a covid-19 em janeiro de 2021 e chegou a contar com 26 pontos de imunização, sendo 12 centros e 14 drive-thrus, em que não é preciso descer do veículo para receber o imunizante. De lá pra cá, a capital pernambucana aplicou um total de 2.931.195 de doses da vacina, sendo 1.342.662 de primeira dose; 1.105.725 de segunda dose; 59.196 de dose única; e 423.612 de dose de reforço. Desde o dia 31 de dezembro de 2021, a Sesau iniciou a desmobilização de alguns locais de vacinação.

A imunização contra a Covid-19, na capital pernambucana, acontece de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Para receber a dose, é necessário fazer cadastro e agendamento através do site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife. 

Até o fim deste mês, cinco postos de vacinação montados nos principais shoppings da cidade (Plaza Shopping, em Casa Forte; Tacaruna, em Santo Amaro; Boa Vista, no Centro da cidade; RioMar, no Pina; e Recife, em Boa Viagem) seguem com vacinação sem agendamento, de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Brasil começa preparação para amistosos
Bombeiros encontram corpos de casal soterrado em Olinda
Manhã na Clube: entrevistas com Mendonça Filho e dr. Roberto Galvão Filho, oftalmologista
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Grupo Diario de Pernambuco