Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

PANDEMIA

Casa Civil revoga restrições a viajantes vindos de países africanos

Publicado em: 21/01/2022 11:19

 (Foto: PATRICK T. FALLON / AFP)
Foto: PATRICK T. FALLON / AFP
A Casa Civil publicou nesta sexta-feira (21) a Portaria nº 666 que revoga restrições a viajantes vindos de países africanos em meio à Covid-19. Segundo o documento, os viajantes passam a cumprir as mesmas regras sanitárias impostas aos viajantes que entram no Brasil.

"Ficam autorizados voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul, República de Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue, bem como o embarque para o Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem por esses países", informou em nota.

No final de dezembro, o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou o fechamento das fronteiras a países com casos da nova variante ômicron. Na justificativa para a retirada das restrições, a Casa Civil alegou que agora o vírus se encontra espalhado pelo resto do mundo.

"Passageiros oriundos desses seis países passam a seguir as mesmas regras de todos os outros viajantes que desembarcam no Brasil, tendo em vista que a variante B.1.1.529 do Sars-Cov-2, antes concentrada, se espalhou pelo resto do mundo. Logo, não há razão para restrições a países específicos. A Portaria Nº 666 também mantém todas as novas medidas sanitárias para o desembarque de passageiros no Brasil previstas na Portaria 663, de 20 de dezembro de 2021", completou.

Por fim, a portaria ressaltou que o governo "permanece atento a qualquer modificação no perfil epidemiológico junto aos estados, municípios e ao Distrito Federal, e sempre efetua mudanças nas restrições excepcionais e temporárias de entrada no Brasil com base em pareceres técnicos de todos os órgãos envolvidos, respeitando os princípios da oportunidade e da conveniência".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com o Deputado Federal Carlos Veras (PT)
Grupo Diario de Pernambuco