Diario de Pernambuco
Busca

CONFLITO ARMADO

Briga e incêndio deixam 19 mortos em discoteca na Indonésia

Por: AFP

Publicado em: 25/01/2022 17:46

 (Foto:  YANTI / AFP)
Foto: YANTI / AFP
Ao menos 19 pessoas morreram após um confronto entre dois grupos locais que provocou um incêndio em uma discoteca de Sorong, na província indonésia de Papua Ocidental, informou a polícia.

Uma vítima foi esfaqueada e as outras 18 morreram no incêndio na discoteca Double O.

"O confronto aconteceu às 23H00 de segunda-feira. Foi um conflito que se prolongou de um enfrentamento no sábado", afirmou em um comunicado Ary Nyoto Setiawan, chefe de polícia de Sorong.

O conflito começou com dois membros de dois grupos étnicos indonésios, que usaram facões, flechas e coquetéis molotov, afirmou o porta-voz da polícia nacional, Ahmad Ramadhan.

"A polícia regional de Papua Ocidental entrou em coordenação de maneira imediata com líderes religiosos e tradicionais para evitar novos confrontos", disse, antes de informar que os agentes estão investigando quem está por trás do conflito e quem iniciou o incêndio.

As chamas detruíram grande parte do imóvel e alguns veículos diante da casa noturna.

"O clube foi incendiado a partir do primeiro andar. Tentamos retirar o maior número de pessoas possível, mas depois que os bombeiros apagaram as chamas encontramos alguns corpos", declarou o chefe de polícia de Sorong.

A região é cenário de uma insurreição independentista de baixa intensidade, mas a polícia afirmou que o incidente não está relacionado com grupos separatistas.

A polícia enviou reforços à cidade para evitar novos conflitos.

Sorong é o ponto de acesso às ilhas Raja Ampat, ricas em corais, e é a maior cidade na província de Papua Ocidental, com um porto crucial para o país.

A localidade é relativamente tranquila em comparação com outras regiões da província, que registram conflitos entre separatistas e as forças de segurança indonésias.

Os rebeldes intensificaram a luta recentemente, com ataques a rodovias, escolas e hospitais que alegam ter vínculos com os militares.

Em resposta, as autoridades reforçaram a presença de militares e policiais. A província faz fronteira com Papua Nova Guiné na ilha de Nova Guiné, ao norte da Austrália.

Papua, uma ex-colônia holandesa, é rica em minerais e declarou independência em 1961, mas a Indonésia tomou o controle do território dois anos depois com a promessa de organizar um referendo independentista.

A votação subsequente a favor da permanência como parte da Indonésia foi considerada fraudulenta por muitos moradores.

A população melanésia de Papua, em sua maioria cristã, compartilha poucos laços culturais com o resto da Indonésia, o maior país muçulmano do mundo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL