Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

Brasil volta a ocupar assento no Conselho de Segurança da ONU após 10 anos

Publicado em: 01/01/2022 18:21

 (Foto: ONU/Reprodução)
Foto: ONU/Reprodução
O Brasil volta este ano a fazer parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A partir deste sábado (1°/1), o país volta a ocupar uma cadeira no colegiado para o biênio 2022-2023. Esta será a 11° vez que o Brasil integrará o conselho. A última vez tinha sido há 10 anos, durante o biênio 2010-2011. 

Quinze país formam o Conselho de Segurança da ONU, mas 10 assentos são ocupados de forma temporária em cada biênio. Os outros cinco, que têm acentos permanentes, são Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia. Eles são os únicos com poder de veto.

O conselho é responsável por ações de manutenção de paz e da segurança internacionais. Segundo o Itamaraty, as prioridades do Brasil serão “a prevenção e a solução pacífica de conflitos”

Além do Brasil, também toma posse este ano a Albânia, Emirados Árabes Unidos, Gabão e Gana. Os outros cinco assentos temporários estão ocupados por Índia, Irlanda, México, Noruega e Quênia, que tomaram posse em 2021 e ficam até o fim de 2022.

Há anos o Brasil tenta conseguir um lugar permanente no conselho. Além do Brasil, Alemanha, Japão e Índia também defendem que o conselho seja ampliado para 19 assentos. 

TAGS: onu | segurança | conselho | brasil |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL