Diario de Pernambuco
Busca

INUSITADO

Bebê "Miracle Aisha" nasce em pleno voo entre Catar e Uganda

Publicado em: 15/01/2022 18:50

 (Foto: @AishaKhatib/Twitter/Reprodução)
Foto: @AishaKhatib/Twitter/Reprodução
Imagine entrar em trabalho de parto faltando cerca de um mês para o dia previsto e, de quebra, estar a 10 mil metros de altura em pleno voo entre Doha, no Catar, e Entebbe, em Uganda. Foi isso que aconteceu a uma ugandense não identificada em 5 de dezembro de 2021. A viagem dura cerca de seis horas e o avião havia partido há uma hora quando a pequena Miracle Aisha resolveu conhecer o mundo.

Por sorte, mãe e filha conseguiram contar com uma ajuda especial. A médica canadense Aisha Khatib estava a bordo e decidiu ajudar quando ouviu a famosa frase “tem algum médico presente?”. Foi ela quem usou as redes sociais para contar a experiência, no mínimo peculiar, de auxiliar um parto nas alturas. De acordo com a médica, havia uma multidão em torno da parturiente e, quando ela chegou perto, a cabeça do bebê já estava saindo.

Em entrevista ao canal CTV News Toronto, ela contou que se preocupou principalmente com três coisas: amparar a recém-nascida para que ela não se machucasse assim que saísse do útero da mãe, preparar a área com cobertores para que fizessem o mínimo de bagunça possível e como agir se não tivesse acesso aos instrumentos médicos necessários para o pós parto.

“Eu estava pensando: 'preciso de pinças. Preciso de tesouras. Se eu não tiver pinças, vou precisar de cadarços' e apenas tentando descobrir o que fazer com esta situação se não tivesse os materiais”, lembrou. Felizmente o avião tinha um kit de primeiros socorros com tudo o que era necessário e, de acordo com Khatib, mãe e filha estão bem.

Por sorte, também havia um pediatra e uma enfermeira a bordo e isso deixou todos ainda mais tranquilos com os cuidados logo após o nascimento. “Consegui cortar os cordões, cortar o cordão umbilical. E verifiquei a bebê. Ela estava chorando e corada, então dei uma boa massagem nela e a passei para o pediatra. A mamãe parecia bem – ela parecia estável, então eu fiquei tipo, 'Parabéns. É uma menina!' e todo o avião começou a bater palmas”, comentou.

A médica disse que tinha “esquecido completamente” que estava realizando o parto dentro de um avião lotado. Mas o maior presente para a profissional veio logo em seguida, quando a mãe disse que daria à menininha o nome da profissional que a trouxe ao mundo. A bebê foi batizada de Miracle (Milagre em inglês) Aisha. À BBC News, doutora Aisha lembrou que quis dar um presente à sua xará, então entregou para a mãe um colar de ouro com seu nome escrito que estava usando naquela ocasião.

Diretora clínica de medicina de viagem e professora assistente no Departamento de Medicina Familiar e Comunitária da Universidade de Toronto, Khatib contou que demorou para postar a história nas redes sociais porque estava muito ocupada com vários plantões seguidos em unidades de atendimento para pacientes com covid-19 no Canadá.

Ela lembrou que, na volta para casa daquela mesma viagem, houve outra emergência no ar. “Felizmente havia outro médico lá. E eu meio que disse: Este aqui é você. Eu fiz um parto há duas semanas. Se você precisar de mim, estou na cadeira 25A”, brincou.
TAGS: uganda | parto | catar | canadá |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL