Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Autoteste: Anvisa e Ministério da Saúde debatem detalhes para implantação

Publicado em: 21/01/2022 20:16

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Depois de ter adiado a decisão de regulamentação do uso de autotestes de Covid-19 no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu, nesta sexta-feira (21), com o Ministério da Saúde para debater detalhes para implantação do modo de testagem no Brasil. A reunião, realizada por videoconferência, debateu "detalhes necessários para a implantação do autoteste, buscando o preenchimento de possíveis lacunas na construção da proposta". 

Na última quarta (19), os cinco diretores da Anvisa decidiram adiar a decisão de regulamentação desse tipo de testagem no Brasil. O país ainda não liberou o uso do autoteste, mas diante do aumento de casos e da procura por testes com o avanço da variante ômicron, o Ministério da Saúde solicitou à Anvisa a liberação desse tipo de testagem.

O produto é utilizado em diversos países do mundo, como nos membros da União Europeia e nos Estados Unidos. O adiamento da decisão foi julgado como necessário pelos diretores da agência, que pediram para realizar diligências adicionais junto à pasta. 

Participaram da reunião o diretor da agência, Romisson Mota, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL