Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

'KIT COVID'

Após polêmicas, Saúde republicará nota técnica que não descarta cloroquina

Publicado em: 25/01/2022 16:28

 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (25), que a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) republicará a nota técnica que rejeitou o protocolo contrário ao uso do chamado 'kit covid' no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O texto também indica que as vacinas contra a Covid-19 não possuem a efetividade e nem a segurança demonstradas em estudos, o que não é verdade. 

A intenção da secretaria não é mudar a decisão, mas "promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19". A parte do documento que suscita dúvidas em respeitos aos imunizantes contra a doença é uma tabela que comparava informações de diferentes tecnologias utilizada na prevenção e tratamento da doença. 

A tabela em questão indica que estudos demonstraram que há efetividade e segurança no uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19, hipótese já amplamente discutida e descartada pela comunidade científica.
 
Quando se fala de vacinas, a informação dada na nota é de que os imunizantes não possuem a efetividade e nem a segurança demonstradas em estudos, o que não é verdade, já que todos os imunizante utilizados no Brasil foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passaram por estudos prévios.
 
Com a análise, a nota publicada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos da pasta, Hélio Angotti Neto, infere "que a exigência com tecnologias como a hidroxicloroquina sofreu avaliação mais rigorosa do que aquela feita com tecnologias diferentes". 

Após gerar polêmica e receber pedidos para anulação da portaria, Angotti informou que a tabela será retirada da nota técnica. A afirmação foi dada em entrevista ao programa Pingos nos Is da Jovem Pan. "Nós vamos optar por retirar a tabela para fomentar a clareza. Isso não muda o parecer", disse. 

A alteração deve ser publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco