Diario de Pernambuco
Busca

ACESSIBILIDADE

Ação disponibiliza bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência no Marco Zero

Publicado em: 21/01/2022 08:16

Projeto vai disponibilizar quatro bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência poderem usufruir na Avenida Marquês de Olinda. (Divulgação/UNINASSAU)
Projeto vai disponibilizar quatro bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência poderem usufruir na Avenida Marquês de Olinda. (Divulgação/UNINASSAU)
Buscando propiciar passeios de bicicletas adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência, a ação social gratuita "Projeto Bike sem Barreiras", ocorre neste domingo (23), a partir das 9h até às 14h, na Avenida Marquês de Olinda, próximo ao Marco Zero, no bairro do Recife. A Prefeitura e a UNINASSAU, disponibilizam quatro bicicletas adaptadas, gratuitamente, para a população com deficiência visual, física, mental ou múltipla poder praticar exercícios. Também serão ofertadas mesas e cadeiras para acomodar os acompanhantes e usuários. Na ocasião, uma equipe formada por 10 estudantes da instituição de ensino atuará como monitores, auxiliando as pessoas para utilizar os equipamentos.

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a atividade proporciona lazer com acessibilidade para o público que frequenta o bairro do Recife. “Esse projeto é de fundamental importância por oferecer atividades de lazer totalmente gratuita para pessoas com algum tipo de deficiência. É uma forma de engajar o público e trazer movimentação ao bairro que é do coração de todos os recifenses”, afirma a gestora municipal.

Serão disponibilizados três modelos de bicicletas. Uma delas tem dois assentos, para uso de pessoas com deficiência visual. A outra tem pedais adaptados para que a bicicleta seja controlada com os braços. E o terceiro modelo é o The Duet, que tem bagageiro adaptado na frente, com cinto e muito conforto, para carregar pessoas tetraplégicas ou com deficiência múltipla. Cada viagem em qualquer uma das bicicletas adaptadas terá duração de 15 minutos, com tolerância de mais cinco minutos.

“A Responsabilidade Social é uma área que gostamos de atuar fortemente, é um dos pilares da nossa missão de promover o desenvolvimento da sociedade. Assim, buscamos sempre estimular nossos alunos, funcionários e a comunidade para atividades de inclusão e solidariedade”, explica o reitor da UNINASSAU Recife, Yuri Neiman.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL