Diario de Pernambuco
Busca

CÚPULA

Reunindo 33 países, fórum global debateu mundo pós-pandemia

Publicado em: 03/12/2021 20:00 | Atualizado em: 03/12/2021 20:02

 (Foto: Divulgação/Sedecti)
Foto: Divulgação/Sedecti
Realizado entre os dias 22 e 24 de novembro em Manaus, Amazonas, o Fórum Global da Nova Economia debateu sustentabilidade, o combate à fome, acordos climáticos e comerciais entre Mercosul e União Europeia, entre outros temas do mundo pós-Covid. Organizada pelo jornalista e presidente do The Global New Economy Forum, Victor Borges, a cúpula contou com a participação de líderes políticos e empresários de 33 países.

A abertura do fórum teve participação de embaixadores, cônsules, ministros, senadores e o ex-Presidente da República Michel Temer. Produção de alimentos e combate à fome foram os assuntos tratados na abertura, que teve presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Rosseti, e do representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Rafael Zavalla.

Também no primeiro dia de fórum, o conselheiro da União Europeia Michelle Villani e o embaixador do Egito em Brasília, Wael Aboulmag, palestraram sobre os acordos climáticos e comerciais entre o bloco econômico europeu e o Mercosul.

O tema da sustentabilidade também foi debatido na Cúpula, sob o viés corporativo. No painel sobre ESG — sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa — participaram o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o economista Luiz Melo. Já no painel sobre compliance, que diz respeito à observância às normais legais e regulamentares, além de convidados de três países, participou também o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz Sergio Moro.

O fórum contou ainda com painéis sobre saúde, com participação de médicos e especialistas, e sobre lideranças femininas e o combate ao feminícidio. No encerramento, Victor Borges agradeceu o compromisso e cooperação dos países.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL