Diario de Pernambuco
Busca

RECIFE

Prefeitura do Recife espalha decoração natalina por sete pontos da cidade

Publicado em: 07/12/2021 21:38

 (Foto: Diego Nigro / PCR)
Foto: Diego Nigro / PCR

Retomando uma antiga tradição recifense, a decoração natalina deste ano, concebida pela própria Prefeitura do Recife, espalhará luzes e cores por vários bairros da cidade, como em Boa Viagem, Jaqueira, Derby além do Recife Antigo e Pátio de São Pedro, no Bairro de São José. Até sexta-feira (10), estão sendo executados os últimos retoques no trabalho, que inclui árvores de Natal, peças interativas, elementos de poste e refletores, numa composição assinada pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Ao todo, estão sendo instalados na cidade mais de 2,5 mil refletores e 10,6 mil lâmpadas strobo, além de 4,5 mil bastões de luz, conhecidos como snow led. A decoração conta também com 26,9 mil metros de cordão de luz (pisca), mais 6,3 mil metros de mangueira de led e 10,6 mil metros de fita de led. Aproximadamente 100 trabalhadores atuam na montagem das estruturas. Os trabalhos iniciaram no último dia 21 de outubro e acabam nesta sexta-feira (10).

A maior árvore de Natal fica, pela primeira vez, na Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais movimentados corredores viários da capital pernambucana. Situada nas imediações da Praça do Derby, a árvore tem 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de dez andares), o dobro do tamanho das estruturas montadas nos últimos anos pelo poder público municipal. A estrutura tem núcleo cilíndrico e luminoso, na cor amarela, representando uma chama acesa, cercada por uma trama vazada e coberta por LEDs coloridos, que se abre no topo da árvore, revelando a estrela-guia. A árvore, de efeito contemplativo, que pode ser vista a grandes distâncias, tem 1,5 tonelada.

Para compor a decoração, as árvores às margens do canal da Agamenon ganharam iluminação paisagística. Também foram instaladas sobre o canal, atravessando de uma margem a outra, estruturas luminosas em formato de arco e semi-arco, evocando a estrela-guia, ao longo de quase toda a sua extensão, do Hospital Português até a altura da Rua Buenos Aires, totalizando dois quilômetros de área decorada.

Outros três pontos da cidade ganharam árvores de Natal. Réplicas da árvore da Agamenon, com 15 metros de altura, serão montadas no Parque da Jaqueira, ao lado da Capela, na Rio Branco, próximo ao Cais do Apolo, e no Parque Dona Lindu, no pátio central.

Boa Viagem

A Zona Sul também ganhou decoração natalina ao longo de toda a Avenida Boa Viagem, com iluminação paisagística nos postes do primeiro, do segundo e do terceiro jardim, que receberam também elementos interativos de chão, como árvores de Natal formadas por placas 2D intercaladas, que permitem que o público passeie entre suas estruturas, iluminadas com led colorido.

Recife Antigo

No Recife Antigo, cenário indefectível para as decorações natalinas na cidade, a Rio Branco já se acendeu para a festa. No boulevard, foram instalados ainda grandes arcos luminosos, nas cores azul e vermelha, reproduzindo os diademas usados pelas brincantes do pastoril, uma das mais autênticas manifestações culturais do Natal nordestino. Além dos túneis de luz, foi instalado um presépio na via. A vizinha e também pedestrianizada Rua do Bom Jesus recebeu estruturas luminosas em formato de arcos e estrelas para celebrar o ciclo natalino no bairro que conta os primeiros capítulos da história do Recife. Os prédios históricos ganharam contorno luminoso em suas fachadas.

Pátio de São Pedro

Tem decoração e árvore de Natal também no Bairro de São José. Para celebrar a vocação cultural daquele entorno histórico, a Prefeitura do Recife reservou para o Pátio de São Pedro um dos destaques da decoração natalina deste ano. No centro do Pátio, há tanto dedicado às celebrações culturais mais enraizadas, está sendo concluída uma grande árvore de Natal, com um palco para apresentações na base. Do topo da árvore, sairão cordões luminosos para as extremidades do Pátio, cobrindo toda a sua extensão de luz. Fios de LED marcam os contornos do casario histórico e cobrem também a silhueta da Igreja de São Pedro dos Clérigos, destacando sua beleza e importância histórica.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL