Diario de Pernambuco
Busca

AÇÃO

Paulista promove ação de mobilização de homens pelo fim da violência contra as mulheres

Publicado em: 02/12/2021 16:06

Na próxima segunda-feira (6), Dia Mundial de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura da Cidade do Paulista vai promover um evento de encerramento da campanha “Eles por Elas”. A ação ocorrerá a partir das 9h, em frente à Igreja de Santa Isabel, no centro da Cidade, e reunirá todos os homens que participaram da iniciativa durante o mês de novembro e o início de dezembro.

Essa mobilização educativa vai orientar as pessoas com distribuição de panfletos e rosas brancas, em menção à campanha mundial “Laço Branco” (referente ao dia 6 de dezembro).

A Secretaria Executiva da Mulher do município lançou, no mês de novembro, a campanha “Eles por Elas”, com o objetivo de reunir homens que apoiam a luta pelo fim da violência contra a mulher. Vários voluntários aderiram à campanha e enviaram suas fotos em preto e branco. Como forma de apoio à causa, as imagens estão sendo divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Todas as ações fazem parte da programação mundial dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A gestão municipal, em conformidade com o que acontece no mundo, vem realizando uma série de atividades, a fim de incentivar a reflexão da sociedade sobre o tema.

21 dias de ativismo
Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.

Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

No Brasil, o início é antecipado para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o intuito de enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra. O encerramento acontece em 10 de dezembro.

Nesse período, mais duas importantes datas são celebradas: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, e 6 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL