Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

AÇÃO

Paulista promove ação de mobilização de homens pelo fim da violência contra as mulheres

Publicado em: 02/12/2021 16:06

Na próxima segunda-feira (6), Dia Mundial de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura da Cidade do Paulista vai promover um evento de encerramento da campanha “Eles por Elas”. A ação ocorrerá a partir das 9h, em frente à Igreja de Santa Isabel, no centro da Cidade, e reunirá todos os homens que participaram da iniciativa durante o mês de novembro e o início de dezembro.

Essa mobilização educativa vai orientar as pessoas com distribuição de panfletos e rosas brancas, em menção à campanha mundial “Laço Branco” (referente ao dia 6 de dezembro).

A Secretaria Executiva da Mulher do município lançou, no mês de novembro, a campanha “Eles por Elas”, com o objetivo de reunir homens que apoiam a luta pelo fim da violência contra a mulher. Vários voluntários aderiram à campanha e enviaram suas fotos em preto e branco. Como forma de apoio à causa, as imagens estão sendo divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Todas as ações fazem parte da programação mundial dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A gestão municipal, em conformidade com o que acontece no mundo, vem realizando uma série de atividades, a fim de incentivar a reflexão da sociedade sobre o tema.

21 dias de ativismo
Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.

Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

No Brasil, o início é antecipado para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o intuito de enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra. O encerramento acontece em 10 de dezembro.

Nesse período, mais duas importantes datas são celebradas: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, e 6 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Grupo Diario de Pernambuco