Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Ômicron: Brasil tem 8 casos suspeitos e Saúde ativa grupo para monitorar variante

Publicado em: 02/12/2021 16:22

 (crédito: Ina FASSBENDER / AFP)
crédito: Ina FASSBENDER / AFP
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (2), que o Brasil possui pelo menos 8 casos suspeitos da nova variante da Covid-19, a ômicron. Diante da situação e da pouca informação que se tem sobre o impacto que a variante pode causar, a pasta ativou uma sala de situação, na última segunda (29), para monitorar as infecções e adotar medidas de prevenção e controle. 

Segundo a pasta, os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) e Distrito Federal (6). A pasta confirmou também os cinco casos da nova cepa, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal e indicou que todos os confirmados estavam vacinados contra a Covid-19. 

Diante da nova cepa, que ainda é estudada, o Ministério da Saúde instalou uma sala de situação, que, a princípio, vai durar 15 dias, mas pode ser desativada antes caso seja identificada uma transmissão comunitária da variante no país. 

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, "a sala perde sua função se, infelizmente, tivermos transmissão comunitária no Brasil, porque a partir daí vira rotina a vigilância dessa variante", explicou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL