Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

LISTA DO FINANCIAL TIMES

Luiza Trajano está entre as 25 mulheres mais influentes, segundo jornal

Publicado em: 02/12/2021 16:04

 (crédito: Reprodução/Financial Times/Abril Comunicações S.A)
crédito: Reprodução/Financial Times/Abril Comunicações S.A
Na última quarta-feira (1), foi divulgada a lista das 25 mulheres mais influentes do mundo segundo o jornal inglês Financial Times. Entre as escolhidas, a única representante brasileira é Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza.

"Trajano acredita piamente no dever dos negócios de dar o exemplo em questões sociais e defendeu a igualdade de gênero e raça com paixão — notável em um país com grande desigualdade social e onde a elite empresarial costuma ser acusada de viver em um bolha", diz Gillian Tett, autora e jornalista britânica que escreveu o perfil da brasileira na lista. Tett faz parte do conselho editorial do jornal e também trabalha como editora geral.

"Ela atribui seu sucesso a uma empatia natural com funcionários e clientes e ainda viaja constantemente pelo vasto território brasileiro, visitando lojas, ouvindo as preocupações dos funcionários e oferecendo conselhos sobre como construir carreiras", continua o texto em homenagem à empresária.

Luiza Trajano foi escolhida para a categoria "Líderes" ao lado de: Ngozi Okonjo-Iweala (diretora-geral da Organização Mundial do Comércio), Lina Khan (presidente da Federal Trade Commission), Mary Barra (diretora executiva e presidente da General Motors), Gita Gopinath (economista-chefe do Fundo Monetário Internacional), Nancy Pelosi (presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos), Mariam Al-Mahdi (líder do “Umma National Party” e Ministra das Relações Exteriores do Sudão), Kate Bingham (antiga presidente da força tarefa da vacina no Reino Unido), Catherine Wood (fundadora, CEO e CIO da Ark Invest, uma empresa de gestão de investimentos), Rosalind Brewer (CEO da Walgreens Boots Alliance) e Tsai Ing-Wen (presidente do Taiwan).

Ainda segundo Gillian Tett, Luiza não é muito conhecida fora do Brasil, mas deveria. "Uma das mais notáveis empresárias e líderes sociais do país, Trajano é uma inspiração para empresários em toda parte. Ela começou trabalhando em meio período aos 17 anos na loja da família em Franca, cidade do estado de São Paulo, e transformou o negócio em uma das potências da América Latina." Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza está avaliado em mais de 10 bilhões de dólares e emprega mais de 40 mil funcionários.

As 25 mulheres escolhidas para a lista foram selecionadas por jornalistas de vários países, ex-mulheres do ano e leitores do jornal. E, além da categoria de "Líderes", existem outras duas ramificações: a de "Criadoras" e a de "Heroínas". Entre as personalidades citadas se destacam: a atleta Naomi Osaka; Chloé Zhao, cineasta chinesa e vencedora do Oscar; a atriz Scarlett Johansson; a ativista ambiental ugandense Vanessa Nakate; e Shonda Rhimes, produtora de televisão, roteirista e autora, muito conhecida pelas séries Grey's Anatomy e Bridgerton.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Grupo Diario de Pernambuco