Diario de Pernambuco
Busca

Fenearte

21º Fenearte anuncia programação e reverencia Movimento Armorial

Publicado em: 02/12/2021 15:09

 (Antônio Holanda/Divulgação)
Antônio Holanda/Divulgação
A 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, acontecerá de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O tradicional evento foi anunciado na manhã de ontem, em coletiva realizada no Centro de Artesanato de Pernambuco.

Nesta edição, o tema será “É Festa no Reino da Arte”, uma homenagem ao Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Neste ano também é celebrado o cinquentenário do romance A Pedra do Reino, de autoria de Ariano, lançado em 1971. Inspirado pelo movimento, a cenografia da Fenearte foi projetada por Carlos Augusto Lira, com a utilização de figuras iconográficas, símbolos e elementos ligados à estética armorial. 

No total, serão cerca de cinco mil expositores, distribuídos em 700 espaços, em uma área de 30 mil m². Com investimento de R milhões, o evento vai gerar cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporário e tem uma expectativa de movimentação financeira de R milhões. A produção artesanal do Estado é ressaltada na Alameda dos Mestres pelos 64 artistas de todas as regiões pernambucanas. Nesta edição, 75 representações de prefeituras locais também marcam presença. Ao todo, o estado terá mais de 80% de participação no evento. “A grande estrela da Fenearte é o artesão pernambucano”, antecipa Márcia Souto, diretora de Promoção da Economia Criativa da AD Diper.

Além das regras de convivência, o acesso ao evento será mediante apresentação do esquema vacinal completo. O uso da máscara será obrigatório a todos que acessarem o espaço.
Pensando em proporcionar uma memória digital para a feira, a organização do evento estreia uma uma plataforma online através do seu site (www.fenearte.pe.gov.br). 

O público terá acesso a informações completas, entre elas dados sobre os mestres artesãos de Pernambuco, desfiles, programação cultural, palestras, tutoriais de práticas artesanais, além de uma vitrine virtual de produtos. Seguindo o mesmo caminho, o aplicativo da Fenearte também já está disponível nas plataformas digitais. Tradicionalmente, ele é desenvolvido por alunos da rede pública estadual.

Outra novidade desta edição será um espaço dedicado à Loja da Moda Autoral de Pernambuco – Mape, iniciativa de comercialização colaborativa que foi inaugurada em julho deste ano em uma área integrada ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero.

A programação da Fenearte extrapola o pavilhão do Centro de Convenções e, logo na entrada do evento, traz o 16 º Salão de Arte Popular Ana Holanda, o 5º Salão de Arte Popular Religiosa e a 14ª Galeria dos Reciclados. As mostras trazem obras selecionadas desses concursos promovidos pela Fenearte, que têm abrangência nacional e tiveram inscrições de diversas partes do País. São mostras reunindo 178 trabalhos que se comunicam apesar das linguagens e temáticas distintas, expostas numa área bem destacada próxima às bilheterias. A Fenearte também criou o Espaço Janete Costa, que completa 19 anos nesta edição. Idealizado pelas arquitetas Bete Paes e Roberta Borsoi, o local busca valorizar o diálogo entre artesanato e design e o seu uso na decoração.

No dia 11 de dezembro, o evento será palco para o lançamento do livro Duas décadas da maior Feira de artesanato da América Latina, na mesma ocasião da abertura da exposição de Fred Jordão, que assina as fotos da obra. O livro, escrito pela jornalista Sílvia Bessa, foi produzido pela Cepe Editora em homenagem à feira e narra a sua história, buscando relatos e memórias dos protagonistas da sua idealização.

Já a exposição, intitulada “O Caminho do Artesanato de Pernambuco”, reúne com fotografias dos mestres artesãos de nosso estado, em seus ateliês e oficinas, além de imagens com detalhes de peças e paisagens. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL