Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ELEIÇÕES

PSDB estabelece 10 dias para apurar ataque hacker nas prévias das eleições

Publicado em: 25/11/2021 19:23

 (Reprodução/PSDB)
Reprodução/PSDB
A presidência nacional do PSDB informou, nesta quinta-feira (25/11), que estabeleceu um prazo de 10 dias para apurar todas as diligências necessárias para apontar as causas do "congestionamento" no aplicativo usado na votação das prévias do partido, que foram interrompidas após falhas. O vice-presidente nacional do PSDB, responsável pela área jurídica do partido, Carlos Sampaio, informou também que se considera a possibilidade concreta de ter acontecido um ataque hacker. 

"Contactamos os três advogados do PSDB e fixamos um prazo de 10 dias para que todas as diligências necessárias para apontar as causas deste congestionamento, tenha sido ataque de hacker ou não, sejam apuradas, para que aí sim possamos tomar as medidas necessárias", disse Sampaio durante coletiva de imprensa, na sede do PSDB. 

A votação está interrompida desde domingo (21) após falhas terem sido encontradas no aplicativo. A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), que desenvolveu a tecnologia usada no pleito, apontou a "plausibilidade" de um ataque de hacker ter causado o congestionamento no aplicativo.


Só após apurar internamente, é que o partido promete tomar as medidas judiciais cabíveis e encaminhar o histórico de investigação para a Polícia Federal. A intenção é agilizar o trabalho do órgão federal. "O trâmite de investigação da Polícia Federal, assim como do Ministério Público, tem uma série de medidas que são tomadas que muitas vezes retardam essa investigação. O que nós queremos é o inverso, é agilizar", disse Sampaio, que afirmou que a polícia terá autonomia na apuração dos fatos.

"Tudo que estamos fazendo é para dar subsídios a Polícia Federal, que vão facilitar a investigação da prática de crime e identificação do eventual autor", completou.

Continuidade
A retomada da votação ainda não está marcada e o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, indicou que a continuidade da votação depende de "ajustes técnicos". Durante a coletiva, ele prometeu uma nova notícia do retorno do pleito a partir desta sexta (26). “Todas as condições agora são de ajuste técnico, de conversa entre os técnicos, reteste, nós só vamos conhecer algo ao longo da madrugada, no início da manhã”, disse Araújo.

“Se confirmada a possibilidade de avançar, ou tendo avançada a segunda alternativa de empresa, nós saberemos amanhã pela manhã se poderá os candidatos e o partido se reunir para definir a etapa seguinte (…) Se houver a confirmação por parte da empresa e não houver nenhum agente externo que o impeça, as eleições estarão confirmadas, estarão realizadas até o domingo (28)”, indicou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco