Diario de Pernambuco
Busca

VENEZUELA

Irmão de Hugo Chávez renuncia ao governo após ordem para repetir as eleições

Por: AFP

Publicado em: 30/11/2021 15:48

 (Foto: Miguel ZAMBRANO / AFP)
Foto: Miguel ZAMBRANO / AFP
Argenis Chávez, irmão mais velho do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, renunciou nesta terça-feira (30) ao governo de Barinas, depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ordenou refazer as eleições nas quais a oposição alegou vitória. 

Chávez, candidato pelo governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), disputou o governo de Barinas em 21 de novembro com o opositor Freddy Superlano, que exigiu que sua "vitória" seja oficializada na região governada pela família Chávez desde 1998. 

Barinas foi o único estado que não apresentou seus resultados eleitorais, gerando protestos. 

O PSUV elegeu 19 dos 23 governadores em um processo no qual a maioria da oposição voltou às urnas depois de boicotar as votações de 2018 e de 2020, denunciadas como "fraudulentas". 

Em decisão publicada em seu portal, o TSJ, acusado pela oposição de favorecer o governo, reconhece que as "projeções do Conselho Nacional Eleitoral" dão a Superlano 37,60% dos votos e a Argenis Chávez, 37,21%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL