Diario de Pernambuco
Busca

VARIANTE AFRICANA

É possível desenvolver 'muito rápido' uma vacina contra a variante omicron, diz cientista da Oxford

Por: AFP

Publicado em: 27/11/2021 16:40

 (Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP)
Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP
O cientista britânico que liderou as pesquisas sobre a vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus afirmou neste sábado (27) que é possível criar uma nova contra a variante omicron "muito rápido". 

O professor Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, considerou que é "altamente improvável" que esta nova variante se propague com força entre a população já vacinada, "como já vimos no passado" com a variante delta.

Mas se for o caso, "seria possível agir muito rápido", explicou à BBC, porque "os processos de desenvolvimento de uma nova vacina estão cada vez mais robustos".  

Embora também pense que as vacinas atuais devem servir contra a nova cepa, considerada "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que isso só poderá ser confirmado nas próximas semanas. 

Até o momento, nenhum caso com a variante omicron foi detectado no Reino Unido, um dos países da Europa mais afetados pela pandemia, com mais de 144.500 mortes. 

Os fabricantes de outras vacinas, como Pfizer/BioNTech, Moderna e Novavax também se mostraram confiantes em sua capacidade para combater a nova cepa. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL