Diario de Pernambuco
Busca

AVANÇO

Uso de máscara em ambiente aberto não será obrigatório em Fernando de Noronha a partir de 17 de novembro

Publicado em: 28/10/2021 18:08 | Atualizado em: 28/10/2021 18:18

 (Foto: Teresa Maia/DP)
Foto: Teresa Maia/DP
Em coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco realizada nesta quinta-feira (28), o secretário de Saúde, André Longo, a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça e o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, anunciaram avanços nas medidas de combate à Covid-19 na Ilha de Fernando de Noronha. A desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos e a liberação da festa de Réveillon foram um dos pontos abordados pela comitiva. 

Ao reforçar a contribuição da população com as medidas de prevenção da Covid-19 e, dentre elas, o esquema vacinal completo, André Longo anunciou a desobrigação do uso de máscara em ambientes abertos no Arquipélago. "Por causa da vacina, podemos anunciar hoje uma conquista para a população de Fernando de Noronha, que é a desobrigação do uso de máscara em espaços abertos. Essa é uma medida segura, já que toda população elegível da ilha está completamente vacinada, e a entrada só é possível com pessoas também vacinadas. O último caso registrado em Noronha foi há mais de um mês, em 10 de setembro, e o paciente teve apenas sintomas leves. Já o último caso grave foi há mais de quatro meses, em junho, o que mostra como a vacina tem sido eficaz no controle da doença na Ilha", lembrou.

No entanto, é importante salientar que a medida não é válida para o resto do Estado de Pernambuco. "Ainda não há condições sanitárias para fazer isso. Precisamos avançar mais na vacinação e no controle da pandemia para que medidas como essa possam chegar aqui no continente. Estamos com 60% da população elegível acima de 12 anos imunizada, e temos o objetivo de vacinar ainda 500 mil pernambucanas e pernambucanos que estão com a segunda dose atrasada. Precisamos de um esforço coletivo, do compromisso de cada um com a saúde de todos para voltar à normalidade e superar a pandemia", disse.

"Até a população flutuante que costuma trabalhar lá está completamente vacinada. Temos mais de 100% da vacinação completa na ilha e a vacinação com a terceira dose também está em dia lá, não temos atrasos vacinais, o que é muito importante na tomada de decisão. Aqui no continente estabelecemos como meta mínima para pensar nessa questão da desobrigação em ambientes, atingirmos o patamar de 80% da população totalmente vacinada. Outros estados estão fazendo com patamares menores, mas não queremos fazer uma medida que possa trazer algum ambiente de insegurança. Nesse momento, a decisão do nosso comitê é que o patamar de 60% que temos hoje ainda não é o suficiente, do ponto de vista sanitário, para pensarmos em abrir mão das máscaras em nenhum ambiente", contou o secretário André Longo.

Por sua vez, a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, comunicou a liberação das festas de réveillon e festas públicas em ambientes abertos no arquipélago. "Diante do cenário apresentado pelo secretário André Longo, hoje, a gente já traz anúncios importantes para uma série de setores e segmentos sociais. Vamos poder anunciar oficialmente a liberação das festas de réveillon em Fernando de Noronha, inclusive a festa pública em ambientes públicos abertos. E, a partir do dia 17 de novembro, nos espaços abertos, será liberada a utilização da máscara, não sendo obrigatório o uso desde que não haja aglomeração e as pessoas respeitem o distanciamento social. Hoje é um dia de grandes conquistas e avanços graças ao comportamento da população, que vem colaborando. O nosso comportamento é fundamental em respeito aos protocolos, que permanece", informou.

Já o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, reafirmou as ações. "A desobrigação do uso de máscara e garantia do réveillon é uma confirmação muito importante e a gente assegura que Pernambuco faça a melhor retomada dessa pandemia". 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL