Diario de Pernambuco
Busca

RELAÇÕES

Rússia reprova resultados da reunião da OTAN

Publicado em: 25/10/2021 19:55

 (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
)
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Nesta segunda-feira (25) a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, lamentou as consequências da recente reunião realizada pelo Conselho da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). "Uma reunião regular do Conselho da OTAN com os ministros da Defesa dos países-membros, nos dias 21 e 22 de outubro, mais uma vez confirmou que todo o enorme potencial da aliança ainda está, após 70 anos, voltado exclusivamente para 'conter' a Rússia", declarou Zakharova em um comunicado.
Além disso, a representante do MRE da Rússia também acrescentou que com o fim de sua era de 'grandes operações', a aliança novamente, como durante a Guerra Fria está afiando seu potencial para enfrentar o 'inimigo do Leste'.

OTAN apela à Finlândia nas negociações com a Rússia 
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, destacou que a relação pragmática da Finlândia com a Rússia está sendo avaliada como estratégia do bloco para estreitar as relações e se chegar um acordo entre as partes, já que esta possui um diálogo considerável com Moscou. "A Finlândia, como parceira próxima da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e uma potência regional, pode promover o diálogo entre a Aliança Atlântica e a Rússia. Precisamos reduzir as tensões e, principalmente, em tempos difíceis, como agora, é ainda mais importante falar com a Rússia. E, portanto, também saúdo o fato de que a Finlândia desempenha um papel importante na busca e na capacidade de ter um diálogo significativo com a Rússia. E isso também pode ajudar a OTAN no nosso envolvimento com a Rússia", afirmou Stoltenberg na coletiva de imprensa em conjunto com o presidente finlandês Sauli Niinisto.

No entanto, Stoltenberg salientou que a Finlândia é um parceiro, não um membro da OTAN e que as portas da aliança estão abertas, mas essa deve ser uma decisão finlandesa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL