Diario de Pernambuco
Busca

PROJETO

Projeto Nas Asas da Leitura pretende reduzir prazo de avaliação judicial de adolescentes

Publicado em: 19/10/2021 17:13

 (Lançada nesta terça-feira (19), no Recife, iniciativa foi construída em parceria com o MPPE. Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ)
Lançada nesta terça-feira (19), no Recife, iniciativa foi construída em parceria com o MPPE. Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ

A participação em atividades de leitura e escrita poderá antecipar a avaliação de processos de adolescentes e jovens do sistema socioeducativo. É o que propõe o projeto Nas Asas da Leitura, idealizado por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Lançada nesta terça-feira (19), no Recife, a iniciativa buscará estimular a discussão, o senso crítico e o engajamento cultural dos socioeducandos, contribuindo para que tenham uma reinserção produtiva no convívio social.

O projeto prevê a ampliação do acesso dos adolescentes ao acervo existente nos espaços de leitura da Funase e a promoção de campanhas de arrecadação, como já está ocorrendo em instalações do MPPE, para aumentar a variedade de títulos à disposição. A partir disso, a ideia é que equipes da Funase e do MPPE acompanhem o desempenho dos participantes no contato com os livros e na produção textual, o que resultará na emissão de certificados e, com base em decisões técnicas, na possibilidade de a Promotoria peticionar a antecipação da reavaliação da medida socioeducativa, que, no prazo máximo legal, deve ocorrer a cada seis meses.

Outra frente será a oferta de atividades culturais, como visitas a museus e teatros, exibição de documentários e inscrição em oficinas de produção de vídeo. “É um projeto que, além de proporcionar a leitura, agrega atividades correlatas, principalmente na área cultural. Acreditamos no ganho disso para os adolescentes”, disse a promotora Andréa Reinaldo, da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital – Infância e Juventude, autora do projeto com Luciana Macêdo e Paulo Teixeira, analistas ministeriais do MPPE, e Anny Sales, Mozat Lourenço, Kríssia Neves, Jailda Castro e Tânia Mara dos Santos, servidores da Funase.

O projeto vai abranger, inicialmente, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão dos Guararapes, destinado ao público masculino, e o Case Santa Luzia, voltado ao público feminino e local do lançamento. Estiveram presentes no evento funcionários e adolescentes de ambas as unidades, além de servidores e socioeducandos do Case Pirapama e do Case/Cenip Arcoverde. Nessa última unidade, situada no Sertão, a Funase e o Judiciário desenvolvem, desde 2020, o projeto Clube Castelar, que resultou na publicação de um livro com textos dos socioeducandos e inspirou a ação que será desenvolvida agora no Recife.

“O projeto foi criado a várias mãos, inspirado em algumas iniciativas exitosas, como a que temos em Arcoverde, e ficamos felizes de vê-lo se concretizar aqui nas unidades da capital e Região Metropolitana, desta vez, por meio de uma parceria tão importante com o Ministério Público de Pernambuco”, afirmou a superintendente da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges.

Uma das adolescentes, participante do projeto, fez questão de falar ao público presente sobre a importância da ação. “Eu já tinha o hábito de ler quando estava fora da Funase. Herdei isso da minha mãe. Aqui, eu leio bastante, também. A leitura é algo que você leva para qualquer lugar, para a vida. Acho que essa ação que estão trazendo para cá vai nos estimular muito mais”, avaliou.

 

TAGS: sdscj | mppe | funase | projeto | escrita | leitura |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL