Diario de Pernambuco
Busca

OUTUBRO ROSA

Preventivo Móvel atende mulheres no Ceasa e comunidades do Recife

Publicado em: 21/10/2021 10:12

 (Foto: Paulo Paiva / Arquivo / DP FOTO)
Foto: Paulo Paiva / Arquivo / DP FOTO
O Instituto Cristina Tavares (ITC), com o apoio do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, realiza, neste mês de outubro, o “Preventivo Móvel”. A  ação vai levar exames preventivos para mulheres do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE): funcionárias, comerciantes, frequentadoras. E, posteriormente, os atendimentos médicos itinerários serão realizados em outras comunidades e bairros do Recife. A primeira ação acontecerá na sede da Assucere, no Ceasa, no dia 8 de outubro, das 8h às 12h. A ação será repetida quinzenalmente. O Lucilo Ávila, que realiza a campanha “É tempo de viver” em celebração ao Outubro Rosa, doou 50 exames (30 mamografias digitais e 20 ultrassonografias das mamas e axilas) para o ITC, ONG pernambucana que apoia pacientes com câncer. A ação de atendimento no Preventivo Móvel também conta com a parceria do Centro Integrado de Citopatologia e Colposcopia (CICC).
 
O “Preventivo Móvel” fará avaliação clínica das mamas e exames de prevenção de colo de útero (Papanicolau). Os exames serão realizados por médicos voluntários no local e, ao perceber uma alteração ou a necessidade de prosseguir a investigação através da realização de exames de imagem das mamas (mamografia e/ou ultrassonografia), as mulheres receberão um voucher de encaminhamento a uma unidade do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila para realizar o(s) referido(s) exame(s) gratuitamente . A mulher deve agendar o exame previamente, seguindo as orientações que estão no voucher recebido. Elas terão até até um mês para realizar os exames.
 
As ações com o Preventivo Móvel no mês de outubro  começaram no dia 8 de outubro na Ceasa  e acontecerão nesta sexta-feira (dia 22), também no Ceasa, e 29, em Tamandaré, na Associação do Padre Arlindo.  Os exames de imagem serão realizados exclusivamente nas unidades do Lucilo Ávila (Pina, Piedade ou Boa Vista), com equipamentos e equipe das clínicas trabalhando de forma voluntária no projeto. “É uma oportunidade de doarmos a quem precisa o que fazemos melhor: exames diagnósticos. E assim dar a essas mulheres a oportunidade de agilizar a detecção de uma doença mamária, como o câncer, possibilitando o início de um tratamento adequado, trazendo esperança, dignidade e mais vida para elas”, afirma Mirela Ávila, radiologista e diretora médica do Lucilo Ávila.                                                                                                                                                                                                
É tempo de viver
 
Durante o mês de outubro, o Lucilo Ávila realiza a campanha “É tempo de viver”, enfatizando que é tempo de se cuidar e voltar a realizar exames de rastreamento, além de cuidar dos outros, compartilhando informações sobre a importância das ações preventivas e buscando ampliar o acesso ao diagnóstico para todas as mulheres. “A mensagem que queremos deixar, neste Outubro Rosa, é de que é tempo de viver. Precisamos retomar os cuidados com a saúde e, cada vez mais, valorizar o autocuidado, o amor-próprio, a vida, o hoje”, ressalta a radiologista e diretora médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, Mirela Ávila
 
Além da ação em parceria com o Instituto Cristina Tavares, durante a campanha, o Lucilo Ávila doará ainda 30 mamografias às ações sociais da Casa Rosa, ONG que oferece assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade social do interior de Pernambuco e que precisam realizar tratamento de radioterapia e quimioterapia contra o câncer de mama nos hospitais públicos do Recife. Também será feita doação de mamografias gratuitas às mulheres das famílias assistidas pelo Instituto JCMP, no Pina. Além de contribuições ao Calendário das Guerreiras, para ajudar na compra de um mamógrafo para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao evento Almoço Rosa, que tem por finalidade arrecadar verba para realizar melhorias nos setores de mastologia e oncologia do HUOC.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL