Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal pede que STF determine entrega da cópia do contrato da Covaxin

Publicado em: 18/10/2021 22:28

 (Foto: INDRANIL MUKHERJEE / AFP)
Foto: INDRANIL MUKHERJEE / AFP
A Polícia Federal pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a entrega da cópia do contrato na compra da vacina indiana Covaxin por parte do Ministério da Saúde. Os investigadores querem novas diligências para aprofundar o inquérito sobre suposta prevaricação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) envolvendo suspeitas de irregularidades na compra do imunizante.

Também foi pedida a prorrogação da investigação por mais 45 dias. O delegado William Tito Schuman Marinho solicitou toda a documentação envolvendo o contrato da Covaxin, firmado com a empresa Precisa Medicamentos, uma intermediária da indiana Bharat Biotech.

Ainda foi pedida a expedição de uma ordem à Anvisa para que entregue a documentação do processo de autorização emergencial da vacina. "Ocorre que, recentemente, o Ministério da Saúde classificou os processos relacionados ao contrato nº 29/2021 como sigilosos; circunstância que, legalmente, impede o acesso aos processos. Ademais, não está disponível no site da Anvisa a integralidade do processo de autorização de uso emergencial da vacina Covaxin", justificou a PF.

A Polícia Federal já havia pedido a quebra do sigilo telemático dos e-mails da Precisa Medicamentos, para apurar quando a empresa enviou ao Ministério da Saúde os documentos da contratação. O objetivo da medida é verificar se a empresa enviou ao Ministério da Saúde um documento, conhecido como Invoice, que era uma espécie de nota fiscal para o pagamento adiantado das vacinas, no dia 19 de março ou no dia 22 de março.

TAGS: vacina | covid-19 | cópia | contrato | covaxin | stf | pf |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carnaval: a tragédia anunciada de uma nova onda de Covid-19
Bolsonaro vê como provocação recepção de Lula por Macron
Manhã na Clube: entrevistas com Laura Gomes (PSB), Micaelly Duarte e José Lopes
Movimento Educar: panorama completo de matemática para o Enem
Grupo Diario de Pernambuco