Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CONTRIBUIÇÃO

Paulo Câmara recebe relatório da Alepe com demandas do setor produtivo

Publicado em: 19/10/2021 17:49

 (Foto: Roberta Guimarães/Alepe/Divulgação)
Foto: Roberta Guimarães/Alepe/Divulgação
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), recebeu na tarde desta terça-feira (19) um relatório elaborado pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) com sugestões de apoio aos pequenos produtores do estado. O Fala Pernambuco é um projeto de escutas regionais que busca orientar a criação de uma agenda legislativa nesse sentido. O documento foi entregue ao governador pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

O governador Paulo Câmara elogiou a iniciativa. "Esse documento vai ao encontro de tudo aquilo que a gente tem planejado com o Plano Retomada. A pandemia ainda existe, apesar do avanço da vacinação. Mas sabemos que precisamos dar celeridade à geração de emprego e renda e da melhoria do ambiente de negócios no estado. A gente quer também trabalhar no sentido de ir ao encontro do que vocês acabaram de nos falar, em relação à desburocratização e ao ambiente de negócios”, afirmou.

Paulo também se comprometeu a pôr em prática as sugestões do relatório. "Vamos olhar as contribuições e verificar o que está em consonância com o Plano Retomada e verificar ações no documento que podem ser aproveitadas também. Vamos fazer um trabalho de exploração de tudo que está dito aí no Fala Pernambuco para que a gente tenha condições de suprir as demandas que o documento traz”, falou.

Segundo o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a ideia do projeto surgiu em junho. "Foram reuniões todas as semanas, por região, nesse processo de escuta, e dando uma demonstração de que a Assembleia Legislativa de Pernambuco e os 49 deputados e deputadas, os servidores, o Sebrae, cumprem um papel nesse momento tão delicado da vida das pessoas.A assembleia dá uma demonstração de interesse, de somar, de construir pontes, de intermediar, de contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco”, declarou.

Sobre o Fala Pernambuco

O documento, com mais de 100 páginas, traz as principais demandas do setor produtivo, em especial das micro e pequenas empresas, coletadas ao longo de nove reuniões promovidas de forma remota pela Assembleia Legislativa. A ideia é que o documento oriente o Poder Executivo na criação de políticas públicas.
 
Em parceria com o Sebrae-PE, a Assembleia ouviu segmentos econômicos de todas as regiões do Estado e sistematizou as sugestões de entidades empresariais, organizações do terceiro setor e gestores públicos. As escutas foram feitas em áreas como indústria, comércio, cultura, turismo, agronegócio, meio-ambiente, saúde e construção civil.

O relatório final indica uma diversidade das prioridades apontadas pelas regiões. Mas também destaca solicitações recorrentes como as de concessão e renovação de incentivos fiscais, desburocratização de processos administrativos, ampliação dos programas de qualificação profissional, requalificação da malha viária, fomento à atividade turística, entre outras.

O documento é dividido por seção, em que cada uma aborda as demandas de uma região de desenvolvimento do Estado. Um capítulo especial é dedicado aos pequenos negócios por se tratar de um setor que representa, no Estado, 54% dos empregos com carteira assinada, de acordo com levantamento do Sebrae. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carnaval: a tragédia anunciada de uma nova onda de Covid-19
Bolsonaro vê como provocação recepção de Lula por Macron
Manhã na Clube: entrevistas com Laura Gomes (PSB), Micaelly Duarte e José Lopes
Movimento Educar: panorama completo de matemática para o Enem
Grupo Diario de Pernambuco