Diario de Pernambuco
Busca

CONTRIBUIÇÃO

Paulo Câmara recebe relatório da Alepe com demandas do setor produtivo

Publicado em: 19/10/2021 17:49

 (Foto: Roberta Guimarães/Alepe/Divulgação)
Foto: Roberta Guimarães/Alepe/Divulgação
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), recebeu na tarde desta terça-feira (19) um relatório elaborado pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) com sugestões de apoio aos pequenos produtores do estado. O Fala Pernambuco é um projeto de escutas regionais que busca orientar a criação de uma agenda legislativa nesse sentido. O documento foi entregue ao governador pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

O governador Paulo Câmara elogiou a iniciativa. "Esse documento vai ao encontro de tudo aquilo que a gente tem planejado com o Plano Retomada. A pandemia ainda existe, apesar do avanço da vacinação. Mas sabemos que precisamos dar celeridade à geração de emprego e renda e da melhoria do ambiente de negócios no estado. A gente quer também trabalhar no sentido de ir ao encontro do que vocês acabaram de nos falar, em relação à desburocratização e ao ambiente de negócios”, afirmou.

Paulo também se comprometeu a pôr em prática as sugestões do relatório. "Vamos olhar as contribuições e verificar o que está em consonância com o Plano Retomada e verificar ações no documento que podem ser aproveitadas também. Vamos fazer um trabalho de exploração de tudo que está dito aí no Fala Pernambuco para que a gente tenha condições de suprir as demandas que o documento traz”, falou.

Segundo o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a ideia do projeto surgiu em junho. "Foram reuniões todas as semanas, por região, nesse processo de escuta, e dando uma demonstração de que a Assembleia Legislativa de Pernambuco e os 49 deputados e deputadas, os servidores, o Sebrae, cumprem um papel nesse momento tão delicado da vida das pessoas.A assembleia dá uma demonstração de interesse, de somar, de construir pontes, de intermediar, de contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco”, declarou.

Sobre o Fala Pernambuco

O documento, com mais de 100 páginas, traz as principais demandas do setor produtivo, em especial das micro e pequenas empresas, coletadas ao longo de nove reuniões promovidas de forma remota pela Assembleia Legislativa. A ideia é que o documento oriente o Poder Executivo na criação de políticas públicas.
 
Em parceria com o Sebrae-PE, a Assembleia ouviu segmentos econômicos de todas as regiões do Estado e sistematizou as sugestões de entidades empresariais, organizações do terceiro setor e gestores públicos. As escutas foram feitas em áreas como indústria, comércio, cultura, turismo, agronegócio, meio-ambiente, saúde e construção civil.

O relatório final indica uma diversidade das prioridades apontadas pelas regiões. Mas também destaca solicitações recorrentes como as de concessão e renovação de incentivos fiscais, desburocratização de processos administrativos, ampliação dos programas de qualificação profissional, requalificação da malha viária, fomento à atividade turística, entre outras.

O documento é dividido por seção, em que cada uma aborda as demandas de uma região de desenvolvimento do Estado. Um capítulo especial é dedicado aos pequenos negócios por se tratar de um setor que representa, no Estado, 54% dos empregos com carteira assinada, de acordo com levantamento do Sebrae. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL