Diario de Pernambuco
Busca

OBRA

Obras do Parque das Graças recebeu primeiras mudas de árvores a serem plantadas

Publicado em: 22/10/2021 21:52

 (Prefeito João Campos vistoriou o local nesta sexta-feira (22), durante plantio das primeiras árvores do novo parque da cidade. Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
Prefeito João Campos vistoriou o local nesta sexta-feira (22), durante plantio das primeiras árvores do novo parque da cidade. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

O Parque das Graças, em implantação nas margens do Rio Capibaribe, no bairro das Graças, está com as obras encaminhadas e estará disponível para a população, provavelmente, ainda este ano.  Nesta sexta-feira (22), o espaço recebeu as primeiras mudas de árvores a serem plantadas no local, que contará com 199 novas unidades.

O plantio contou com a presença do prefeito João Campos, que vistoriou o andamento das obras do novo parque linear, com 1km de extensão, que está sendo construído entre as pontes da Torre e da Capunga, e que faz parte do Projeto Parque Capibaribe.

Neste primeiro momento, o parque linear ganhou 11 mudas de ipês-rosa, que foram plantadas já com um tamanho médio de 2,5 metros. As árvores são as primeiras das 199 a serem plantadas na área do futuro equipamento, que contará ainda com playground, área para ginástica, tirolesa, três áreas de convivência, parcão, espaços para piquenique, mirantes e área de refúgio da fauna.

O plano de replantio das árvores do parque inclui, também, outros 500 indivíduos arbóreos, que já foram plantados em bairros como Graças, Casa Forte, Espinheiro, Tamarineira, Apipucos, Rosarinho, Boa Vista e Santo Amaro, bem como o Parque 13 de Maio, Parque Apipucos e outros.

As espécies mais plantadas até agora foram ipês, craibeiras, abricó de macaco, saboneteira, dentre outras. Esses indivíduos arbóreos foram instalados em calçadas, canteiros centrais e outros pontos da cidade, obedecendo conceitos de acessibilidade, visualização e segurança dos pedestres e moradores de cada região. Todo o processo de replantio executado segue as diretrizes do manual de arborização da Prefeitura do Recife.

No momento, o trecho 2 da obra está em fase de cravação das estacas, no rio capibaribe, e instalação de passarela provisória para acesso de maquinário e de trabalhadores, para a construção das passarelas definitivas. Além disso, está sendo executada a pavimentação do trecho 1, com piso em blocos intertravados.

 

TAGS: árvores | parque | graças | obras |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL