Diario de Pernambuco
Busca

FAKE NEWS

Lira diz que Bolsonaro deve 'pagar' por falas sem 'nenhuma base científica'

Publicado em: 25/10/2021 13:55

 (foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comentou a decisão do Facebook em tirar do ar a live em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou texto em que associava Aids com quem já foi imunizado com a vacina contra a Covid-19 - o conteúdo também foi excluído no Instagram. "Se ele [Bolsonaro] não tiver nenhuma base científica , ele justamente vai pagar sobre isso.", disse o deputado durante evento em São Paulo nesta segunda-feira.
 
A empresa afirmou que a exclusão foi feita por identificar o desrespeito das políticas da empresa em relação à vacina contra o coronavírus. "Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas", disse o porta-voz do Facebook.

Esta é a primeira vez que a rede social tira do ar uma live de Bolsonaro. Até então, a companhia derrubou apenas um post em que o presidente citava o uso de cloroquina para o tratamento de Covid-19.

Dados inexistentes

Na última quinta-feira (21), Bolsonaro leu, em sua live semanal nas redes sociais, duas notícias dos sites Stylo Urbano e Coletividade Evolutiva, que, baseados em inexistentes relatórios 'oficiais' do Reino Unido, afirmavam que pessoas com a imunização completa contra a Covid-19 se tornavam mais vulneráveis à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

Após divulgar a informação, que é uma inverdade, o presidente disse que não iria ler a íntegra da notícia para não sofrer sanções das redes sociais. "Não vou ler para vocês aqui, porque posso ter problemas com a minha live. Não quero que 'caia' a live. Quero dar informações concretas", apontou. 

A fala do presidente foi contestada por diversos setores da sociedade civul, política e científica. A Sociedade Paulista de Infectologia divulgou nota desmentindo a fake news comentada por Bolsonaro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL