Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CORTE ORÇAMENTÁRIO

Governo federal retém verbas da ciência de todos os estados

Publicado em: 25/10/2021 20:02

 (Foto: Artem Podrez/Divulgação)
Foto: Artem Podrez/Divulgação
O total que instituições de pesquisa de todo o território nacional estão deixando de receber é de R$ 2,7 bilhões. Esse dinheiro deveria estar sendo investido em pesquisa científica e tenológica. O valor faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para este ano, e está sendo contingenciado pelo governo federal.

Entidades do seto realizarão nesta terça-feira (26) o 2º Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência. Ocorrerá um "tuitaço" às 10h — #SOSCIÊNCIA — e o ato virtual "Quanto Vale a Ciência?", às 14h, no canal do YouTube da Associação Nacional de Pós-Graduandos: https://bit.ly/2ZodP3P. 

A Academia Brasileira de Ciências, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a Iniciativa para Ciência e Tecnologia do Parlamento (ICTP) são algumas das 26 entidades que participarão. 

O FNDCT é mantido somente com dinheiro de contribuiçoes de empresas e royalties, meso sendo a principal fonte de financiamente à ciência no Brasil. Neste ano, deverão ser arrecadados R$ 7,3 bilhões.

"O contingenciamento dos R 2,7 bilhões atinge universidades e instituições de pesquisa federais e também estaduais e municipais", alerta o secretário executivo da ICTP, Celso Pansera. "São prejudicadas pesquisas em todas as áreas do conhecimento e que se refletem em melhorias em setores como saúde, habitação, transportes, educação, segurança e no meio ambiente, dentre tantos outros", diz.

Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pansera acredita que não só a comunidade científica, mas também a sociedade como um todo deve atuar em favor da ciência. Ele sugere, por exemplo, que a população de cada Estado reforce junto a seus deputados e senadores a necessidade de eles lutarem pela ciência na Câmara Federal e no Senado.

Além dos atos virtuais, ocorrerão manifestações presenciais em diversas cidades pelo Brasil.

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carnaval: a tragédia anunciada de uma nova onda de Covid-19
Bolsonaro vê como provocação recepção de Lula por Macron
Manhã na Clube: entrevistas com Laura Gomes (PSB), Micaelly Duarte e José Lopes
Movimento Educar: panorama completo de matemática para o Enem
Grupo Diario de Pernambuco