Diario de Pernambuco
Busca

EXPOSIÇÃO

Estudantes da Rede Municipal participam de abertura da exposição 17 ODS para um Mundo Melhor

Publicado em: 25/10/2021 19:46 | Atualizado em: 25/10/2021 20:21

 (Live-painting da abertura acontece nesta terça-feira (26), às 10h. Foto: Paulo Melo/PCR)
Live-painting da abertura acontece nesta terça-feira (26), às 10h. Foto: Paulo Melo/PCR

Nesta terça-feira (26), a exposição 17 ODS por um Mundo Melhor desembarca no Recife. Democratizando o acesso à arte, a exposição, que já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, ficará em cartaz na capital pernambucana até o dia 26 de novembro, na área externa do Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo.

A abertura oficial acontece nesta terça (26) e contará com a artista pernambucana Maria Xilo e a participação dos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Albérico Dornelas Câmara. Na ocasião, as crianças e a artista darão início à pintura do globo da ODS 4 – Educação inclusiva e de qualidade para todos. A transmissão da solenidade de abertura será transmitida pelo perfil @17odsparaummundomelhor no Instagram.

A exposição, no Recife, tem o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, e da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Turismo e Meio Ambiente, e terá como um dos grandes destaques a educação. Além do globo da Secretaria de Educação, a exposição conta com outras 17 esculturas, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional por artistas renomados, das mais variadas vertentes – Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoni, Fernanda Eva, Pomb, Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornselsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN.

De acordo com Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, que viabilizou a vinda da exposição para o Recife, a intervenção amplia o conhecimento da população sobre os ODS, evidenciando a urgência dessa pauta para a sustentabilidade do planeta. “Através da arte, vamos convidar todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, conclui.

A Agenda 2030 compreende que a cultura e a educação possuem um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta. “A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”, destaca Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil, patrocinadora da exposição.

“Estamos muito contentes pela oportunidade de sediar e participar da exposição 17 ODS para um Mundo Melhor aqui no Recife. Através da nossa Secretaria Executiva da Primeira Infância, vamos implementar as Políticas Públicas voltadas para a Primeira Infância do Recife, com o objetivo de fortalecer os direitos de aprendizagem voltados para a construção de um mundo mais sustentável e mais inclusivo, por meio de projetos culturais”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

No Recife, a ação terá um olhar especial para a educação e a primeira infância. Neste contexto, paralelo à exposição no Cais do Sertão, a Secretaria de Educação do Recife irá promover oficinas nas creches-escolas da rede municipal, com o intuito de ampliar o conhecimento dos estudantes acerca das temáticas das 17 ODS. Além disso, um stand com amostras dos projetos desenvolvidos pela gestão na área de educação também estará aberto para a visitação no mesmo local onde os globos estarão expostos.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL