Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

EXPOSIÇÃO

Estudantes da Rede Municipal participam de abertura da exposição 17 ODS para um Mundo Melhor

Publicado em: 25/10/2021 19:46 | Atualizado em: 25/10/2021 20:21

 (Live-painting da abertura acontece nesta terça-feira (26), às 10h. Foto: Paulo Melo/PCR)
Live-painting da abertura acontece nesta terça-feira (26), às 10h. Foto: Paulo Melo/PCR

Nesta terça-feira (26), a exposição 17 ODS por um Mundo Melhor desembarca no Recife. Democratizando o acesso à arte, a exposição, que já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, ficará em cartaz na capital pernambucana até o dia 26 de novembro, na área externa do Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo.

A abertura oficial acontece nesta terça (26) e contará com a artista pernambucana Maria Xilo e a participação dos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Doutor Albérico Dornelas Câmara. Na ocasião, as crianças e a artista darão início à pintura do globo da ODS 4 – Educação inclusiva e de qualidade para todos. A transmissão da solenidade de abertura será transmitida pelo perfil @17odsparaummundomelhor no Instagram.

A exposição, no Recife, tem o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, e da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Turismo e Meio Ambiente, e terá como um dos grandes destaques a educação. Além do globo da Secretaria de Educação, a exposição conta com outras 17 esculturas, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional por artistas renomados, das mais variadas vertentes – Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoni, Fernanda Eva, Pomb, Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornselsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN.

De acordo com Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, que viabilizou a vinda da exposição para o Recife, a intervenção amplia o conhecimento da população sobre os ODS, evidenciando a urgência dessa pauta para a sustentabilidade do planeta. “Através da arte, vamos convidar todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, conclui.

A Agenda 2030 compreende que a cultura e a educação possuem um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta. “A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”, destaca Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil, patrocinadora da exposição.

“Estamos muito contentes pela oportunidade de sediar e participar da exposição 17 ODS para um Mundo Melhor aqui no Recife. Através da nossa Secretaria Executiva da Primeira Infância, vamos implementar as Políticas Públicas voltadas para a Primeira Infância do Recife, com o objetivo de fortalecer os direitos de aprendizagem voltados para a construção de um mundo mais sustentável e mais inclusivo, por meio de projetos culturais”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

No Recife, a ação terá um olhar especial para a educação e a primeira infância. Neste contexto, paralelo à exposição no Cais do Sertão, a Secretaria de Educação do Recife irá promover oficinas nas creches-escolas da rede municipal, com o intuito de ampliar o conhecimento dos estudantes acerca das temáticas das 17 ODS. Além disso, um stand com amostras dos projetos desenvolvidos pela gestão na área de educação também estará aberto para a visitação no mesmo local onde os globos estarão expostos.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carnaval: a tragédia anunciada de uma nova onda de Covid-19
Bolsonaro vê como provocação recepção de Lula por Macron
Manhã na Clube: entrevistas com Laura Gomes (PSB), Micaelly Duarte e José Lopes
Movimento Educar: panorama completo de matemática para o Enem
Grupo Diario de Pernambuco