Diario de Pernambuco
Busca

CPI DA COVID

Bolsonaro ataca Renan Calheiros, relator da CPI: 'Vagabundo é elogio para ele'

Publicado em: 21/10/2021 11:36

 (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente Jair Bolsonaro atacou nesta quinta-feira (21) o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O chefe do Executivo disse que chamá-lo de "vagabundo" era elogio e acusou o parlamentar de estar envolvido em "maracutaias" em Brasília. A declaração ocorreu durante a cerimônia de inauguração da obra do trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco em São José de Piranhas/PB.

"Relatório da CPI comandada por Renan Calheiros?", questionou em tom de ironia o presidente. Apoiadores na plateia gritaram "vagabundo" e Bolsonaro rebateu: "Não. Não chame o Renan de vagabundo, não. Vagabundo é elogio para ele. Não há maracutaia lá por Brasília que não esteja o nome do Renan envolvido", apontou.

Ontem, o relatório final da CPI da Covid, apresentado por Calheiros recomendou que o presidente  seja investigado e, eventualmente, responsabilizado em três frentes devido à gestão do seu governo na pandemia de coronavírus: por crimes comuns, por crimes de responsabilidade e por crimes contra a humanidade.

O texto lido durante a comissão continha cerca de 50 páginas e trazia os pontos principais do parecer de 1.180 laudas que detalha possíveis crimes e omissões do governo federal e aliados durante a pandemia.

Caso o relatório seja aprovado pela maioria da comissão na próxima semana, as acusações serão analisadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Câmara dos Deputados e ainda, pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), onde o presidente poderia sofrer um processo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL