Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Biblioteca é inaugurada por jovens socioeducandos em Santa Luzia, no Recife

Publicado em: 20/10/2021 08:15 | Atualizado em: 20/10/2021 17:32

Lançamento projeto nas Asas da Leitura com a Funase, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia. (Priscilla Buhr/AMCS)
Lançamento projeto nas Asas da Leitura com a Funase, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia. (Priscilla Buhr/AMCS)
“Teve quem pensasse que a gente não ia conseguir escrever um livro sobre a nossa realidade, mas a gente fez. Isso é para todos, porque cada um de nós tem uma história para contar, uma ideia para contribuir", com essa mensagem um dos autores do livro "Diário da Tranca", escrito por socioeducandos do Case Arcoverde e lançado na 13ª Bienal do Livro de Pernambuco, encorajou os adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades do Case Santa Luzia, no Recife, e Jaboatão dos Guararapes a participar do projeto Asas da Leitura. Desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase), o projeto tem como objetivo disseminar a prática da leitura entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Na terça-feira (19), socioeducandos, profissionais da Funase e do MPPE participaram do lançamento do projeto e da abertura da biblioteca do Case Santa Luzia.

"Ao estimular o hábito da leitura, nós vamos potencializar cada socieducando através da aquisição de conhecimentos. O engajamento de cada adolescente no projeto também poderá auxiliar, junto com o bom comportamento, na possibilidade de termos uma reavaliação da medida adotada. Estamos com muita esperança de que a iniciativa será bem sucedida, pois foi uma construção coletiva. A Funase não apenas recebeu muito bem o projeto como agregou atividades correlatas à leitura dos livros", destacou a promotora de Justiça Andréa Karla Reinaldo.

Além de estruturar bibliotecas nas unidades da Funase, o projeto também busca articular a leitura às atividades pedagógicas e culturais desenvolvidas pelos professores que atuam nas escolas do Case Santa Luzia e Jaboatão.

"Sabemos que a educação é o carro chefe para a reinserção dos adolescentes que fazem parte do sistema socioeducativo. E a leitura tem um peso muito grande no estudo. Portanto, a gente espera que esse momento traga reflexão para ressignificar a vida não apenas dos adolescentes, mas de todos nós, professores, técnicos, profissionais da segurança, que trabalhamos diretamente com eles", acrescentou a superintendente da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges.

De acordo com a pedagoga Tânia Mara dos Santos, já estão sendo elaboradas atividades letivas como desdobramentos da leitura. "Aliado ao ato de ler os livros, queremos trabalhar com os adolescentes a produção de textos, teatro, produção de vídeos", relatou.
Já o analista ministerial em Psicologia Paulo Teixeira apontou que o projeto Asas da Leitura representa a confiança da sociedade no processo de socioeducação e nos adolescentes.

"Vocês que estão aqui em uma trajetória de mudança de vida. E os livros fazem isso, compartilham experiências de vida. Quando vocês se dedicam à leitura, às atividades artísticas, os defensores, os promotores e os juízes estão acompanhando a evolução de cada um para retomar as suas vidas", afirmou Teixeira, durante a cerimônia de lançamento.

Campanha de doação de livros 
O MPPE organizou pontos de doação de livros paradidáticos em três localidades:

  1. Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), na rua João Fernandes Vieira, 405, Boa Vista, Recife;
  2. Sede das Promotorias de Justiça da Capital, na avenida Visconde de Suassuna, 99, Santo Amaro, Recife; 
  3. Procuradoria-Geral de Justiça, na rua do Imperador Dom Pedro II, 473, Santo Antônio, Recife.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL