Diario de Pernambuco
Busca

ARTICULAÇÃO 2022

Visita de Gilson Machado levanta expectativas políticas para 2022

Publicado em: 28/09/2021 13:33 | Atualizado em: 28/09/2021 13:59

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Como parte da comemoração dos mil dias do Governo Bolsonaro, o Ministro do Turismo, Gilson Machado, inaugurou em Caruaru a Pracinha da Cultura. O evento contou com a presença de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), que chamaram Gilson de “governador” de Pernambuco. O Ministro é um dos nomes no radar da oposição direitista, já tendo recebido acenos do Coronel Meira, presidente estadual do PTB.

Apesar de ser cotado como candidato a governador, o ministro afirmou que não usaria do seu cargo para promover política. “Eu não vou usar nunca o meu cargo para fazer campanha política, eu não sou leviano para isso”, disparou. O ministro, em seu discurso, também teceu elogios à prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), cotada para concorrer ao governo de Pernambuco, afirmando confiança na tucana, apesar do palanque dela estar fora do de Bolsonaro. O PSDB oficializou oposição ao presidente e tem os governadores João Dória e Eduardo Leite como pré-candidatos para concorrer à presidência em 2022, indo contra o presidente da repúblcia, caso Bolsonaro tente a reeleição.

Além de Gilson Machado, a direita conservadora pernambucana também pode apostar no nome da deputada Clarissa Tércio (PSC). “Pode ser o nosso ministro, Gilson Machado. Temos também outros nomes e eu posso citar mais uma pessoa: Clarissa Tércio. Se ela for convocada pelo presidente, ela virá para a missão de ser governadora de Pernambuco”, afirmou o Coronel Meira, em uma entrevista com o Diario no início de setembro. Dependendo das articulações, a oposição pernambucana pode chegar até cinco chapas em 2022, uma do PL com o PSDB, uma do DEM, uma do PSC, uma do PTB e uma do PT, caso esse último não se junte à Frente Popular, grupo liderado pelo PSB.

No evento de hoje em Caruaru, o ministro estava acompanhado pelo prefeito em exercício de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC). O Secretário Especial da Cultura, Mário Frias, estava confirmado para o evento, mas não compareceu.

Pracinha da Cultura
A Pracinha inaugurada hoje em Caruaru tem três mil metros quadrados, contando com investimento de R$ 1,95 milhão do Ministério do Turismo. O local tem biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pista de skate, quadra de eventos coberta, playground, pista de caminhada.

As Pracinhas da Cultura são parte de uma ação cultural. São três modelos, previstos para terrenos de  700 m², 3.000 m² e 7.000m². De acordo com o site oficial do Governo Federal, as pracinhas são construídas através de parceria entre a União e os Municípios. “Existem hoje 329 contratos para implantação, com cerca de 200 unidades já inauguradas nas cinco regiões do país”, destaca um trecho do portal. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas no link http://pracinhas.cultura.gov.br/
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL