Diario de Pernambuco
Busca

ACIDENTE

Três mortos e dezenas de feridos em descarrilamento de trem nos EUA

Por: AFP

Publicado em: 26/09/2021 12:21

 (Foto: Robyn Beck / AFP)
Foto: Robyn Beck / AFP
Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando um trem descarrilou no sábado (25) no estado americano de Montana, onde os serviços de resgate trabalhavam para retirar os passageiros e funcionários a bordo.

Cerca de 141 passageiros e 16 tripulantes viajavam de Chicago para a costa do Pacífico quando oito dos 10 vagões saíram dos trilhos por volta das 16h00 (19h00 de Brasília).

"Estamos profundamente tristes com a informação de que as autoridades locais estão agora confirmando que três pessoas perderam a vida como resultado deste acidente", declarou a operadora ferroviária Amtrak, acrescentando que também havia pessoas com "ferimentos".

No momento, a causa do acidente é desconhecida. Imagens postadas nas redes sociais mostravam pessoas ao longo dos trilhos, com bagagens ao lado e vagões descarrilados, com pelo menos um deitado de lado.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) disse que estava montando uma "equipe" para investigar o descarrilamento.

A Amtrak explicou que enviou pessoal de emergência ao local para ajudar as autoridades locais no resgate das pessoas.

A coordenadora de Desastres e Serviços de Emergência de Montana, Amanda Frickel, disse ao New York Times que "mais de 50 pessoas ficaram feridas".

Também informou que equipes de resgate estavam no local e que vários hospitais, além de helicópteros médicos, estavam prontos para prestar ajuda.

"Todos os que estão vivos foram evacuados do acidente", acrescentou.

O trem "Empire Builder" descarrilou em uma área remota perto de Joplin, Montana, uma cidade de cerca de 200 habitantes perto da fronteira com o Canadá.

O senador de Montana Jon Tester disse que estava acompanhando o descarrilamento.

"Meus pensamentos estão com todos os passageiros, a tripulação e os primeiros socorristas no local", acrescentou.

A Amtrak informou que cancelaria algumas ligações ferroviárias entre os estados de Dakota do Norte e Montana, e que cortaria dois serviços de trem "Empire Builder" neste domingo.

A rede ferroviária dos Estados Unidos sofre de falta de financiamento crônica e, às vezes, ocorrem acidentes fatais.

Em 2018, duas pessoas morreram na Carolina do Sul quando um trem da Amtrak que circulava em trilhos errados colidiu com um trem de carga parado, em um acidente posteriormente atribuído a omissões de segurança.

Um ano antes, um trem de passageiros da Amtrak que viajava pela primeira vez por uma nova rota descarrilou no estado de Washington, causando a morte de ao menos três pessoas quando os vagões caíram de uma ponte sobre uma estrada.
TAGS: feridos | mortos | eua | trem | acidente |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL