Diario de Pernambuco
Busca

SEGURANÇA PÚBLICA

Secretaria instala câmeras em uniformes dos policiais militares de Pernambuco

Publicado em: 23/09/2021 12:42 | Atualizado em: 23/09/2021 12:48

A expectativa para o uso das bodycams na Polícia Militar de Pernambuco é ainda em dezembro de 2021. (Priscilla Buhr/AMCS)
A expectativa para o uso das bodycams na Polícia Militar de Pernambuco é ainda em dezembro de 2021. (Priscilla Buhr/AMCS)
As ações da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) serão acompanhadas através da utilização de câmaras corporais acopladas às fardas dos agentes policiais. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), a previsão é que implementação do projeto inicie a partir de dezembro deste ano. O assunto está sendo discutido pelo Centro de Apoio Operacional e Controle Externo da Atividade Policial da SDS, junto ao Ministério Público e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), para firmar parceria entre as instituições. O equipamento chamado de “bodycam” já está em fase final de aquisição para utilização no 17º batalhão da PMPE.

“A chegada das câmeras traz maior segurança à atuação do policial no cumprimento do seu dever. Na medida que isso permite o controle de qualidade do atendimento da ocorrência, dá uma segurança para o policial que está realizando um procedimento correto. Vai facilitar aqueles momentos em que o profissional está sendo testado pelo próprio flagrado ou preso, dizendo que está havendo algum uso excessivo da força. Com a câmera mostrando o procedimento, fica mais fácil a comprovação das evidências”, explicou o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza. A reunião da SDS para tratativas de implantação de projeto na Polícia Militar para uso de Bodycam ocorreu na segunda-feira (20).

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial (CAO de Defesa Social), Rinaldo Jorge, salientou que a iniciativa tem como objetivo garantir a proteção dos policiais e dos cidadãos no exercício das abordagens e já está em atividade em outros estados.

“Santa Catarina e São Paulo já fazem uso das bodycams. Minas Gerais, Bahia, Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão com projetos em tramitação nas suas respectivas assembleias legislativas. Nosso intuito de criar uma comissão é para garantir o acompanhamento, a evolução do sistema de uso de bodycams, a fonte de custeio e o planejamento da implantação do projeto”, explica o coordenador do CAO.

O equipamento já está em fase final de aquisição do projeto no 17º batalhão da PM, conforme comentou o comandante-geral Cel Roberto Santana. “A contribuição do Ministério Público, com todo o arcabouço jurídico que o Dr. Rinaldo traz nos ajuda bastante. Assim, podemos ter uma ideia mais aprofundada das experiências e legislações dos estados que já utilizam a bodycam no policiamento. Isso vai nos ajudar bastante na realização das nossas normas, que chamamos de POP, que quer dizer Procedimento Operacional Padrão”, afirma.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL