Diario de Pernambuco
Busca

PREVENÇÃO

Prefeitura do Recife promove mutirão de arboviroses e outros serviços de saúde em habitacional da Imbiribeira

Publicado em: 17/09/2021 14:44

 (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Foto: Marcos Pastich/PCR
Este fim de semana será de mais prevenção contra as arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos) em três bairros da capital pernambucana. A Prefeitura do Recife leva a campanha Bora Se Cuidar, neste sábado (18), ao Conjunto Habitacional Via Mangue 3, na Imbiribeira. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Vigilância Ambiental visitarão ainda imóveis no Alto do Mandu, na Zona Norte, e na Cohab, na Zona Sul. Nos três bairros, mais de dois mil pontos serão vistoriados, entre residências e pontos estratégicos.

No Habitacional Via Mangue, na Imbiribeira, a ação acontecerá no sábado, das 8h às 13h, e contará com o trabalho de controle do mosquito Aedes aegypti, que envolve o tratamento dos depósitos de água, e a eliminação mecânica dos focos. Lá, 13 asaces farão vistorias em 500 imóveis residenciais, realizando ainda a desratização dos locais. Eles estarão acompanhados de promotores de mídia que levarão mensagens educativas à população sobre como evitar a proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika. Os moradores também poderão levar gatos e cachorros para receber a vacina contra a raiva animal.

No Alto do Mandu e na Cohab, os profissionais vão visitar 500 imóveis por dia em cada um dos bairros. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Eles visitarão, ainda no sábado, 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Já no domingo, as equipes irão a três cemitérios da cidade.


Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL